Após ler um artigo da Smash Magazine listei 5 dicas de usabilidade e orientação que na minha opnião, são essenciais na criação de sites.
1 – Usuários mantém foco em pessoas
Pessoas usadas em folder, revista, web sites, são não só são ótimas jogadas de marketing, como também disparam a atenção de todos que o veêm.
Acima temos o Eye-Tracking de um bebe olhando para nós.
Note o aumento das pessoas olhando para o titulo e o texto, quando o bebe está olhando para o conteúdo.
Esse estudo de experiência do usuário foi feito pelo James Breeze e pode ser visto mais no artigo “You Look Where They Look” (em inglês).
2 – Design = Credibilidade
Em diversas pesquisas realizadas, os usuários dizem “julgar um livro pela capa”. No caso seu site é definido pelos elementos visuais, usabilidade, tipografia e também o contéudo oferecido e a taxa de atualização.
Principalmente nós, brasileiros não cansamos de ver empresas até mesmo da área de web com sites com diversos problemas neste quesito. E o pior os gerentes destas empresas não tem a mínima noção de que isso afeta as visitações e também a credibilidade da empresa.
Abaixo tem alguns estudos em pdf (Acrobat Reader) a cerca da percepção das pessoas sobre a credibilidade de um site podem ser baixados aqui (em inglês):
- Stanford-Makovsy Web Credibility Study 2002: Investigating What Makes Web Sites Credible Today
- What Makes A Web Site Credible? A Report on a Large Quantitative Study
- The Elements of Computer Credibility
3 – A maioria dos usuários não faz scroll
Há um estudo feito por Jakob Nielsen ( no Prioritizing Web Usability) onde revelou que apenas 23% dos visitantes rolam a página em sua primeira visita ao site. Isto significa que 77% dos visitantes não irá rolar a página para visualizar o resto de seu conteúdo. Então mais uma vez entra a base da criação de um site onde o conteúdo deve ser organizado e posicionado em um espaço onde irá as informações que mais importam. (Isso varia de site para site).
Vale ressaltar, que os habitos dos usuários variam significatemente conforme o site acessado. Em alguns casos os usuários estão aptos a rolar a página para ver um conteúdo ou mais sobre algo.
Alguns estudos sobre Scroll e Paginação podem ser vistos abaixo (em inglês):
- Unfolding the fold (Clicktale)
- Paging VS Scrolling (Wichita University – SURL)
- Blasting the Myth of the Fold (Boxes and Arrows).
4 – Caixa de pesquisa ideal
O Jakob Nielsen mais uma vez tem um estudo que mostra qual é a largura ideal de uma caixa de pesquisa. Segundo ele a maioria das caixas de pesquisas são curtas de mais. Por mais que você consiga digitar uma pesquisa longa, apenas uma parte ficará visível para ver ou editar o que você digitou.
Atualmente a maioria dos blogs e sites mantém uma pesquisa com cerca de 18 caracteres e 27% das pesquisas são muito longas para caber dentro desta caixa. Se a caixa for de 27 caracteres ela pode acomodar cerca de 90% das consultas.
Outra boa forma para ajudar o usuário, mesmo com sua caixa curta é o auto preenchimento. Como usado no site da Apple abaixo.
5 – Espaço em branco melhora a compreensão
O espaço em branco é um grande recurso a ser usado nos layout, seja ele para ordenar um parágrafos, imagens ou outros elementos em uma página. Cerca de 20% da compreensão melhora em conteúdos com mais espaço.
Quer mais?
Mais dicas podem ser obtidas no “10 useful Usability Findings and guidelines” feito pela Smashing Magazine (em inglês), onde lista também alguns estudos do caso coletados a partir de outras postagens.
E você?
Acha que faltou algo? Aproveite e comente e contribua com este post.