Dr. Brand responde VI

Nome: Adriano Castella
Mensagem: “Dr. Brand, minha dúvida na verdade se estende um pouco mais além do que uma \”dúvida\”… olha só: Sou publicitário recém formado e trabalho no departamento de mkt de uma empresa um tanto quanto grande, uma distribuidora de petróleo ( www.tauruspetroleo.com.br ) e estou com a função, agora, de desenvolver uma logomarca para sua nova revista. Pelo que sei e pelo que li a respeito, peças intitucionais levam sempre o nome da empresa seguido de uma indicação do que seria a peça, ex: \”Taurus card\” o cartão de crédito da taurus e, no caso da revista ficaria \”Taurus Magazine\”. Porém, queria fugir desse nome \”magazine\” porque acho muito batido (apesar de não ter muito pra onde correr, ou tem?) e queria uma ajuda, pra conseguir chegar ao melhor nome para este trabalho, é possível? A logomarca da revista já foi desenvolvida, falta agora o nome a ser dado para ela. Desde já agradeço e espero obter ao menos um retorno.”

Resposta:
Adriano,

Pelo que me parece sua dúvida é sobre Naming e você deve consultar um profissional especializado, preferencialmente um designer que crie nomes.

De qualquer forma, para a criação do nome, sugiro consultar o site do INPI (www.inpi.gov.br), em Pesquisa na Base de Marcas, para verificar se não há nenhuma marca anterior com esse novo nome. Também veja se há marca anterior com o nome TAURUS, na classe 16 (revistas), pois sua empresa é do ramo de petróleo e, mesmo que tenha sua marca registrada, ela provavelmente estará em outra classe (classe 42, por exemplo). Resumindo, se existir uma revista TAURUS, a sua empresa pode se complicar e todo o seu trabalho certamente ficará prejudicado. Aliás, a marca da sua empresa está devidamente protegida? Procure um profissional especializado, como um advogado ou agente da propriedade industrial, para uma assessoria adequada.

Um abraço,
Dr. Brand
Interpretou Dr. Brand Arthur Felipe Cândido Lourenço (MC Araújo Consultoria em Propriedade Industrial)

Também tem dúvidas? Pergunte para Dr. Brand, utilizando esse formulário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *