Será realizado no MHN (Museu Histórico Nacional), desta quarta-feira, 3 de junho, até a sexta-feira, dia 5, das 10h às 12h, o seminário “Fotografia e História”, que pretende refletir sobre a dimensão histórica da experiência fotográfica.
O evento, que tem entrada franca, acontece no âmbito da FotoRio 2009, e será constituído de três palestras. No dia 3, o historiador Ricardo Salles falará sobre “Fotografias das guerras oitocentistas”, e terá como debatedora a também historiadora Ana Maria Mauad.
No dia 4, Aline Lacerda, pesquisadora da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e o fotógrafo Rogério Reis farão a palestra “Fotografia e História da Ciência”, tendo como debatedor o antropólogo e fotógrafo Milton Guran.
No dia 5, acontecerá a palestra “Pierre Verger: um olhar nômade na Espanha de 1935”, que será ministrada por Jesús Cañete Ochoa, diretor do Festival da Palavra da Universidade de Alcalá e curador da exposição “Pierre Verger. Andalucía, 1935”, tendo como debatedora Silvana Louzada, fotógrafa e historiadora do fotojornalismo.
Após a palestra, será aberta ao público a exposição “Pierre Verger. Andalucía, 1935”. O MHN fica na Praça Marechal Âncora, s/nº (Centro) – Rio de Janeiro. Mais informações no site: www.museuhistoriconacional.com.br.