Pois é… a Claro não foi a única empresa a se ligar (sem trocadilhos, por favor) na tendência de design gráfico lançada há alguns anos atrás por quem? Advinhem… Apple, é claro. Como sempre, pra design, eles estão na vanguarda. E desta vez, até no design gráfico.
A Tendência Vitral do design gráfico ou “Glass Effect” para aqueles que gostam de expressões em inglês, surgiu há algumas versões atrás do sistema operacional dos Macintosh, onde a interface foi banhada com uma tendência totalmente diferente e moderna na época. A sugestão de relevo na interface dos S. O. já tinha sido imitada também pela Microsoft com o lançamento do Windows XP, colocando botões com uma maior “sugestão” de relevo e cores mais suaves. Como sempre, a Apple saiu na frente mais uma vez e a Microsoft correu atrás (basta ver o Windows Vista).
O “efeito de vidro” ou glass effect é um recurso gráfico que sugere uma semi-transparência e volume ao mesmo tempo, dando a impressão de que o material (esferas, cubos, botões, letras, etc) está recebendo luz, refletindo-a em parte e ainda tem volume tridimensional.
Este tendência tornou-se febre em todo o mercado e, logo logo diversas peças de design gráfico começaram a “reproduzir” o que antes fôra feito apenas para ser reproduzido em uma tela (que possui muito mais brilho e, portanto, maior apelo para o efeito de vidro pretendido).
De qualquer maneira, o glass effect colou e várias empresas grandes decidiram adotá-lo. Primeiro porquê tanto pode ser usado em peças impressas quanto na internet, em chamadas de TV e ainda em displays reais. Ou seja: o gráfico pode ser fielmente reproduzido no mundo real e vice-versa. Quer coisa melhor?
Segundo porquê o ar de modernidade está muito ligado a essas tendências pseudo-futuristas de translucido, metálico, formas lisas, minimalismo, etc.
Podemos observar também o freqüente uso de um efeito que transmita a sensação de que estamos lidando com “painéis” boleados e sempre de materiais brilhantes ou mesmo foscos, mas que sugerem volume. Exemplo disso é a interface do Windows Media Player 11. E mais uma série de outros programas. Se formos pesquisar as interfaces dos plugins então… dá pano pra manga…
Portanto, alguma coisa de bom deve ter nessa tendência. Pra falar a verdade, eu mesmo gosto bastante. Não sou modista – quem me conhece sabe – mas os caras da Apple mataram a pau dessa vez.
Talvez, a próxima “tendência” seja um fire effect ou quem sabe um water effect… o negócio é esperar pra ver. E quer uma dica? Fique à espreita do que sairá da cachola dos caras da Apple… em 90% dos casos, é algo bem bacana.