O conhecimento é a matéria-prima das novas idéias, certo? Isso inclui nossa história. Nós vivemos uma época na qual veneramos as mais novas e modernas tecnologias e inovações. Eu também curto tudo isso! Mas nada disso tem valor sem a história que a precede. Todos devem ter percebido uma tendência que vem invadindo fortemente as áreas de decoração, crafts e até mesmo o design: o retrô. Acreditem, o retrô tem uma relação direta com o pensamento ecológico além de ser extremamente inspirador. Como?
Para alguns pode parecer apenas mais uma tendência visual, mas se lembrarem bem, o meio da moda usa muito sua própria história para se reinventar, usando antigos estilos em novas interpretações. Então por que muitos designers gráficos ainda desprezam esta grande inspiração que é a nossa própria história?
A história do Design gráfico é uma fonte de inspiração gráfica riquíssima, mas para entendermos é necessário conhecer. O que mais importa é que, com a informação, a história das épocas do design e conhecendo os processos gráficos mais tradicionais, qualquer profissional poderá se tornar mais completo e oferecer a seus clientes soluções muito mais criativas. O olhar para o passado nos abre a mente e ajuda a tirar os vícios dos nossos tempos. O antigo, pode nos fornecer inspiração para o novo.
Além disso, tenho um opinião mais abrangente em relação a esta tendência em se tratando do design de produto. Hoje vivemos a economia da globalização e a invasão da baixa qualidade industrial, bem como uma uniformização de objetos e layouts feitos em grandes potencias industriais distribuidas no mundo todo, tornando banal alguns desenhos modernos.
Na contra mão deste movimento, vemos uma crescente valorização de objetos raros e antigos na decoração e de layouts retrôs que nos lembram os tempos das individualidades de cada época e de cada nacionalidade. Essa tendência começou na área da decoração, nas reformas que deixavam os tijolos maciços expostos, na recuperação móveis antigos… Uma forma barata de reformar e renovar se tornou uma nova forma de reciclar e extender a vida útil do produto.
Esta aí a resposta. O retrô pode ser interpretado como objetos que utilizam menos processos industriais na sua fabricação por serem objetos reciclados ou reaproveitados e que tiveram sua vida útil extendida e, que trazem para nosso cotidiano um pouco do passado reinterpretado em novas peças e designs.
Celebrando nossa história podemos ser ecológicos e muito mais criativos!!
Leituras interessantes sobre o tema:
Marcas de Valor no Mercado Brasileiro – Editora Senac Rio
Design Retrô – 100 anos de Design Gráfico – Editora Senac São Paulo
Sobre a nova colaboradora…
Carol Hoffmann ( @carolhoffmann )
Uma designer apaixonada por design de todos os tipos, viciada em internet, exploro e pesquiso as redes sociais… sem esquecer das Idéias, que são meu combustível diário!! E claro, meu orgulho, editora do amenidadesdodesign.com.br …