Resultado do 1o Concurso Talentos do Design MUELLER e FIAT

No começo de 2008, a FIAT do Brasil juntamente com a Mueller, formatou e apresentou ao mercado um novo desafio: um concurso voltado para o setor automobilístico para o ano de 2020, focado na interação entre os participantes. Este sesafio nos motivou e, em meados de fevereiro deste ano, a TipoD decidiu que participaria do 1º Concurso MUELLER – Talentos de Design 2008.
O concurso foi dividido basicamente em 04 etapas: avaliação de portfólio, seminário, briefing, desenvolvimento e apresentação. Na etapa de avaliação 31 proponentes enviaram seus portfólios e currículos para avaliação e seleção. Aqui foi realizado o primeiro filtro, verificando capacitação criativa, técnica e proximidade com o tema. Destes, apenas 13 proponentes prosseguiram. A TipoD foi a única empresa selecionada no Centro-Oeste e Sul do país, regiões em que possui unidades de P&D.
A fase de seminário ocorreu na sede da ABIPLAST em São Paulo, na semana de 19 de março. Ali todos os 13 selecionados foram bombardeados com a problemática do tema: o design do interior de um veículo para 2020, levando em conta todos os fatores sociais, tecnológicos e estilísticos do público-alvo abordado.
Participaram deste seminário a Sra. Esther Faingold (CEO da Mueller), Sr. Auresnede Stephan (Consultor do Concurso), Sr. Peter Fassbender (Diretor do Centro de Design FIAT Brasil), Sra. Márcia Auriani (Consultora), Sr. Manoel Muller (Presidente da ABeD), Sr. Paulo Rodi (Gerente do Centro Tecnológico da Mueller), Sr. Osmar do Amaral (Gerente de Engenharia da Mueller), Sr. José Vido (Gerente de Projetos Especiais da Mueller), além de técnicos e fornecedores de suprimentos e tecnologia para a FIAT e MUELLER. Nestes 2 dias, de perguntas e respostas, os selecionados delinearam seus briefings e ainda trocaram muitas experiências de mercado e percepções acerca do concurso e sua proposta, uma espécie de brainstorming de checagem. Afinal de contas somos concorrentes. Mas antes de tudo, fazemos parte de uma nata de profissionais e empresários extremamente pró-ativos e comprometidos com a qualidade final do trabalho.
Na terceira etapa, em que concorrentes deveriam checar conceitos e sanar dúvidas. A TipoD estava em fase de contra-briefing, ou seja, validando se as pesquisas realizadas e o nicho de mercado identificado eram consistentes. Era uma checagem de expectativas: um jogo de perguntas, respostas, adivinhações e análise de emoções expostas na mesa.
No dia 18 de junho estava agendada a apresentação de 40 minutos no Hangar 44, estúdio de design da MUELLER em São Paulo. O projeto foi realizado paralelamente nas duas unidades da TipoD, em Brasília e Florianópolis, onde alguns integrantes das equipes se juntaram aos oficiais apresentadores de projeto da empresa e pegaram a estrada, se deslocando novamente para São Paulo… As entrelinhas de como tudo foi planejado, desenvolvido, filtrado, construído e testado será apresentado posteriormente no BLOG corporativo da TipoD, acompanhem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *