Pela primeira vez, um evento irá simultaneamente abordar a construção da marca Brasil e a internacionalização das marcas brasileiras de empresas, produtos e serviços. Será o Brand Brasil 2010, que terá como tema ?O valor da marca e das marcas de um país? e será realizado agora em 10 e 11 de Maio 2010, no São Paulo Renaissance Hotel.
As estrelas do encontro serão dois gurus de reputação mundial sobre os assuntos em debate. Simon Anholt (Europa) e Nigel Hollis (Estados Unidos).
Anholt é um dos maiores especialistas atuais em nation branding (a construção de ?marcas? de países), responsável pela criação do Nation Brands Index e consultor tanto de diversos governos ao redor do planeta como do Banco Mundial, da ONU e do Fórum Econômico Mundial.
Nigel Hollis é um dos principais experts do momento em globalização de marcas, vice-presidente executivo e ?analista mundial chefe? da Millward Brown, além de autor do best-seller Global Brands (2008).
O evento contará, ainda, com a presença de Paul Bannister, o líder do projeto de marketing da África do Sul, que falará sobre o fortalecimento da marca desse país e das implicações da Copa do Mundo de Futebol nessa estratégia.
Do lado nacional, haverá a presença da presidente da Embratur, Jeanine Pires; do presidente da Apex, Alessandro Teixeira; do professor Julio Moreira; e de gestores das marcas Petrobras e Embraer.
As apresentações deste primeiro seminário internacional do gênero realizado no país irão trazer uma visão abrangente e atualizada sobre esses temas, com o objetivo de valorizar o turismo e agregar força às marcas brasileiras. Afinal, como o mundo todo sabe, o Brasil está no centro das atenções globais e a intenção é discutir como marcas fortes podem ajudar o país a consolidar suas conquistas e alavancar seus negócios.
A organização do Brand Brasil é da ABA, da consultoria Top Brands e da C Squared (que edita as publicações Cream e Media & Marketing, além de realizar o Festival de Mídia de Valencia). Os patrocinadores principais são Petrobras, Apex e Embratur. HSBC, Fox e Contexto também ajudaram a viabilizar o evento, que terá tradução simultânea integral.
Os valores de inscrição são de R$ 1.000 (2 dias) e R$ 750 (1 dia do evento) para os sócios da ABA, e de R$ 1.200 (2 dias) e R$ 900 (1 dia do evento) para os demais interessados. As inscrições podem ser feitas no www.aba.com.br e mais informações podem ser obtidas pelo 0800.124588 e (11) 3283.4588.
Programa08h45/10h30
– Entendendo a imagem nacional
Simon Anholt, consultor e conselheiro de vários governos, da ONU e do Banco Mundial
11h00/12h30
– Mensurando a imagem nacional
Simon Anholt
– Influenciando a imagem nacional
Simon Anholt
15h00/16h00
– Iniciativas do turismo brasileiro
Jeanine Pires, presidente da Embratur
16h30/17h30
– Estratégias de marketing da África do Sul e Copa do Mundo 2010
Paul Bannister, ceo do Conselho Internacional de Marketing da África do Sul
17h30/18h30
– Painel de debates com Simon Anholt, Jeanine Pires e Paul Bannister
Moderador: Charlie Crowe, ceo da C Squared
10 de maio
11 de maio08h30/09h30
– Como a identidade do Brasil afeta as nossas marcas no mercado global?
Julio Moreira, sócio diretor da Top Brands Consultoria de Branding e professor da ESPM
09h30/10h30
– Global Brands: Implementando um programa de branding efetivo (Parte 1)
Nigel Hollis, vice presidente executivo da Millward Brown
11:00/12h30
– Global Brands: Implementando um programa de branding efetivo (Parte 2)
Nigel Hollis
13h45/15h00
– Iniciativas da Apex para promover os produtos e as marcas brasileiras
Alessandro Teixeira, presidente da Apex Brasil
15h15/16h15
– A internacionalização da marca Petrobras
Eduardo Felberg, gerente de imagem corporativa e marcas da Petrobras
16h15/17h00
– A expansão global da marca EmbraerHellen Elias, gerente de gestão de marca da Embraer
17h00/18h00
– Painel de debates com Nigel Hollis, Alessandro Teixeira, Eduardo Felberg e Hellen Elias
Moderadores: Rafael Sampaio, vp executivo da ABA e Marcos Machado, sócio diretor da Top Brands