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“Identidade visual” da Azul – O Retorno: é pior do que parece

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Parecia impossível, mas a “tentativa de identidade visual” da Azul Linhas Aéreas tem uma história pior do que se podia imaginar. O “designer-diretor-de-arte-redator-especialista-em-branding-e-tambem-em-marketing” Gianfranco Beting, nas palavras dele, puxou “um trabalho que tinha feito já há mais de três anos, quando trabalhava na agência DM9DDB”. Ou seja, pegou a “tentativa de identidade visual” feita pra uma companhia aérea que ia se chamar “Samba”, deu uma requentada e re-apresentou pra Azul! Confiram a tentativa de identidade original aqui (preste atenção no mapa colorido, ele já existia há três anos!)

Pra quem está curioso pra saber todos os bastidores dessa história, pode ler a própria versão do Beting no site dele. Clique nesse link e, quando abrir a página, escolha o item no menu à direita, chamado “Azul: bastidores do branding da empresa”.

O resultado final é o fraco projeto de identidade que irá se manifestar nos novos aviões da Azul Linhas Aéreas. Meio samba, meio azul, solução pela metade. Talvez nem metade.

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Ricardo Martins é professor de tipografia, metodologia visual, projeto de embalagens e design avançado de identidade visual da Universidade Federal do Paraná. Além de professor na UFPR, atua como designer gráfico freelancer desde 1993. É diretor institucional da ProDesignPR (www.prodesignpr.com.br), membro do Type Directors Club de Nova Iorque (EUA), da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI) e do Communication Research Institute, em Melbourne (Australia).

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