Branding na prática – Wolff Olins – Supermercados Tesco

A maior rede de supermercados britânica queria aumentar a venda de produtos de marca própria. Para fazer isso, a Tesco escolheu reinventar o conceito de marca própria. Tradicionalmente, a abordagem para esse tipo de produto é tática: os supermercados tratam cada categoria como um campo de batalha e acabam imitando as embalagens das grandes marcas.

Ao invés disso, a Tesco decidiu criar uma única marca própria com um design consistente para cada linha de produto.

A Wolff Olins criou uma marca para expressar a personalidade amigável da Tesco, dividindo-a em Premium (chamada de Finest) e econômica (chamada de Value). Ao invés de ver a marca própria como um substituto barato, os consumidores iriam querer a marca da Tesco.

Foi criado um posicionamento e um estilo de embalagem – usando confiantemente o logo da Tesco e uma tipografia simples – que funcionaria para os 37 mil produtos da empresa. Foi também criado um sistema de gerenciamento online para todas as agências de design que trabalham para a Tesco.

Resultados
Essa abordagem radical funcionou. Em um ano, a Tesco aumentou a venda de centenas de categorias de produtos – em alguns casos atingindo 70% de aumento. Com menos designs e agências para gerenciar, a companhia economizou três milhões de libras em custos. Ao invés de lutarem uns contra os outros, os produtos da Tesco estavam ganhando em
equipe.

Há mais de dez anos, os produtos da Tesco chamam a atenção do consumidor. O varejo de alimentos continua sendo a maior fonte de renda da Tesco, compreendendo 46% do total das vendas, que atingiram 53 bilhões em 2008.

Texto adaptado da Wolff Olins®

Para conhecer mais de perto a metodologia, as abordagens criativas e os resultados efetivos dos trabalhos da Wolff Olins (e aprender muito com eles), basta comparecer ao abcDesign Conference Wolff Olins em 11 de maio.

Informações – ESPM e abcDesign realizam a abcDesign Conference com Wolff Olins
Palestrantes: Marina Willer (diretora de criação) e Karl Heiselman (CEO)
Quando: 11 de maio, quarta-feira, das 11h às 14h.
Onde: ESPM – São Paulo (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana)
Quanto: R$ 350,00 não assinantes, R$ 290,00 assinantes

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