Para muitos os aeroportos são sinônimo de correria…. Você precisa saber em que vôo precisa estar, descobrir qual é seu portão de embarque. E se você por acaso estiver com jet-lag, você não terá tanta certeza se você está embarcando no portão correto ou se seu vôo irá chegar. Com esse “Problema”, Peter Smart criou um case completissímo com a seguinte indagação: “Será que algo tão crucial não deveria ser mais simples?”
Usabilidade:
Dê uma olhada em seu cartão de embarque…
Você quer saber onde você precisa ir, quando e como chegar lá – Ele deveria rapidamente e simplesmente comunicar seus próximos passos.
O problema é que isso não acontece!
O que você está olhando é uma coleção de siglas estranhas que estão ordenadas “não para você”… As horas, tempos, e todas as informações seqüênciais exigem muita atenção em cada parte para decifrar.
Formato:
Agora você está indo na direção certa… Você guardou o seu cartão de embarque e… frustração! o cartão fica para fora em ambas as extremidades de seu passaporte. Então, quando você está tentando lembrar seu portão de embarque ou encontrar o cartão para apresentar a um segurança (por exemplo), provavelmente ele irá cair da sua carteira.
* Os cartões de embarque devem ser mantidos em segurança, e no formato atual fica difícil faze-lo.
Três usuários.
Cartões de embarque são ferramentas altamente funcionais, utilizados tanto pelos passageiros, como pelos funcionários da companhia aérea que necessitam este para transportar os passageiros com sucesso. Essas interações que são feitas no balcão de atendimento da companhia aérea até o assento de avião. Eles contêm dados complexos, cada linha há informações importantes para um ou mais conjunto de usuários. Eles são usados ??por três grupos de usuários distintos:
- Passageiros
- Funcionários da companhia aérea
- Computadores e leitores de código de barra
Portanto, a solução não poderia simplesmente focar no passageiro. Deve ser focado em realizar todas as operações! do viajante ao operador!
Limitações chaves
A fim de ser um projeto perfeitamente possível de ser executado, Peter se ateve ao todos os detalhes já existentes no projeto atual:
Informações
A solução precisa conseguir incluir todas as informações transportadas num cartão de embarque existente.
Formato
O resultado deve usar as mesmas dimensões, padrão de um cartão de embarque aéreo.
Cor
A solução deve ser impressa usando apenas tinta preta, para que possa ser usado as impressoras cartão de embarque já existentes e não aumentar as implicações de custos de impressão.
O resultado:
Uma estrutura simples!
Embora cada companhia aérea precise ter sua própria informação, o cartão de embarque final do Peter facilmente pode ser utilizado por passageiros ao redor do mundo. Nele é possível ter uma experiência consistente e imediatamente compreensível, não importa com quem você está voando.
A inovação começa quando você faz perguntas simples!
A ideia apresentada pelo Peter Smart surgiu após ele pegar 14 vôos, 14 cartões de embarque e se questionar “Como é que esta experiência pode ser melhor?
Designers sempre devem desconfiar, questionar, analisar o mercado e pensar no formato, na interação, simplificar e imaginar como poderiam melhorar as experiências de outras pessoas. São nas coisas simples e cotidianas que surgem infinitas possibilidades.
Um bom exemplo dessa aplicação é os outros 49 problemas resolvidos pelo: 50 problemas em 50 dias, do Peter – também!
Gostou? Aproveita então para ver todos os detalhes do projeto no hotsite completo, “Rethink the Airline Boarding Pass” (em inglês) por Peter Smart.