Para homenagear o ilustrador foi criado o “Almanaque do Ziraldo”, com textos e projeto gráfico do designer carioca Luís Saguar e da cartunista Rose Araújo. A publicação tem 304 páginas e foi lançada na XIII Bienal do Livro, que aconteceu em setembro no Riocentro (RJ).
O intuito dos autores é mostrar as várias faces de Ziraldo da Silva Pinto que, ao longo de sua carreira, atuou – e atua até hoje – como cartunista, chargista, caricaturista, jornalista, pintor e escritor.
Mineiro de Caratinga, foi no Rio de Janeiro que Ziraldo consagrou-se como um dos artistas gráficos mais reconhecidos do Brasil. Lançou, nos anos 60, a primeira revista feita por um só autor: “A turma do Pererê”. Na ditadura militar, fundou com amigos o famoso jornal “O Pasquim”. Em 1969 lançou “Flicts”, seu primeiro livro infantil. Onze anos mais tarde lançou “O menino maluquinho”, personagem que ficou mais famoso e foi adaptado para cinema, teatro, quadrinhos, TV, ópera e Internet.
“Almanaque do Ziraldo” levou cerca de 6 meses para ficar pronto: a pesquisa começou em fevereiro deste ano, seguida pela concepção gráfica, diagramação e finalização dos arquivos em agosto.
O projeto gráfico é realmente caprichado. Confiram, no link abaixo, o blog do designer que criou o projeto, com fotos da capa e de várias páginas do almanaque:
http://saguardesign.blogspot.com/2007/10/estria-almanaque-do-ziraldo.html