Como um web designer pode se dar bem em uma agência

O designer Andy Budd escreveu há algum tempo um artigo sobre os 7 hábitos de um bem sucedido web designer freelancer. Pois o relato abaixo é uma versão de um artigo do designer Scott Gledhill na mesma linha dos “7 hábitos”, mas do ponto de vista de um web designer que trabalha em uma empresa (pequenas agências de fundo de quintal, times de desenvolvimento de corporações financeiras ou até grandes empresas de mídia).

Os 7 hábitos a seguir são exatamente os mesmos do texto original de Andy Budd.
As diferenças entre o mundo do freelancer e o mundo de uma agência/empresa é muito sutil.
Seguem aqui algumas dicas de como manter a sanidade trabalhando para uma empresa!

AME O QUE VOCÊ FAZ
Políticas empresariais, gerentes que não tem a mínima noção do que você faz, colegas sem inspiração e nerds lunáticos (por favor, ninguém se ofenda) são algumas das coisas com as quais você vai ter de lidar no dia-a-dia do trabalho. O seu local de trabalho é um dos poucos lugares onde você terá de conviver com pessoas que não te interessam ou que não se interessam pelas mesmas coisas que você.

Quando você não estiver lidando com este tipo de gente, você poderá mergulhar em algum trabalho interessante que irá lhe manter inspirado e motivado pelo resto do dia. Se você for um dos poucos sortudos que existem neste mundo das agências, isto poderá ser um dia inteiro, mas – assim como na vida de freelancer – sempre vai haver uma série de coisas chatas que se precisa terminar antes de entrar na parte divertida do trabalho.

Estas coisas divertidas serão responsáveis por fazer com que você se levante todos os dias para ir trabalhar e que farão o seu dia ter valido a pena. Se estes momentos de diversão começarem a desaparecer e o seu dia inteiro começar a se tornar chato e enfadonho então chegou a hora de fazer alguma coisa diferente. Está na hora de uma mudança. Isto significa ir para o mundo freelancer ou mudar de departamento ou mesmo de empresa?

Independente das opções, nunca seja aquela pessoa que bate o cartão às 9:00 e às 18:00 sem ter nada de positivo a dizer sobre o dia que passou. Você deve sempre gostar do que você faz, independente do fato de trabalhar para você mesmo ou para outra pessoa.

NUNCA PARE DE APRENDER
RSS, livros e blogs de sua área devem ser as maiores referências para o web designer que trabalha em uma agência para manter suas habilidades afiadas e, principalmente, relevantes para o mercado. Esta indústria é rápida demais o que faz com que o aprendizado e troca de idéias constante sejam absolutamente imprescindíveis.

Uma grande vantagem de se trabalhar em uma agência está nos recursos humanos que você tem á disposição para “sugar” conhecimento. Você pode estar trabalhando em um setor muito específico com um escopo restrito e fazendo sempre as mesmas coisas, mas ainda assim pode extrair de cada um dos seus colegas o que de melhor eles possuem. Um pode ser um guru em javascript e outro saber tudo sobre ajax. Faça muitas perguntas e descubra maneiras de usar os conhecimentos deles em seu favor. Este tipo de aprendizado ajuda a criar uma sensação de “sintonia fina” nos seus próprios conhecimentos.

ESPECIALIZE-SE
Já vai longe o tempo dos webmasters, aquelas pessoas que eram responsáveis por absolutamente tudo no desenvolvimento de ferramentas web. Hoje em dia o melhor a se fazer é ter um embasamento bastante sólido em algumas poucas áreas. Em uma grande empresa isto normalmente significa se focar no web design e procurar ter uma visão geral do processo como um todo, mas as responsabilidades de programação não devem estar sob sua responsabilidade.

Analisando apenas a questão “CSS” veremos que existem muitas habilidades envolvidas para se produzir um website profissional e de qualidade: compatibilidades entre browsers, conhecimento de regras semânticas, acessibilidade, SEO e arquitetura da informação em grandes projetos. Sempre é bom absorver o conhecimento daqueles que nos cercam, mas você nunca poderá ser um expert em todas estas áreas.

MONTE UM PORTFOLIO MATADOR
Esta é a parte mais complicada quando se trabalha em uma agência ou departamento de uma grande empresa. O seu trabalho servirá como portfolio por um período muito pequeno pois provavelmente começará a ser alterado por várias pessoas em seguida ao seu lançamento (ou mesmo antes de ir ao ar).

Use estas mudanças rápidas como uma vantagem! Você pode continuar a incrementar algo que já foi lançado, criando novas funcionalidades por exemplo e adicionar tudo isto ao seu currículo quando for aplicar para uma vaga em outra empresa. Melhor do que ter uma lista interminável de URLs de sites que você criou é ter uma lista de coisas que você fez em projetos em que participou. Você é um designer… crie apresentações que valorizem os seus trabalhos.

Grandes clientes e sites com milhares de páginas e milhões de acessos é algo que a maioria dos freelancers não possuem em seus portfolios. Tire vantagem disto!

Outro aspecto importante é criar o seu próprio website ou blog utilizando todos os conhecimentos que você possui. Isto ajuda a provar que você sabe fazer o que diz em seu currículo e ajuda a se livrar da responsabilidade por coisas abomináveis que muitas vezes tem de fazer em projetos para a empresa onde trabalha.

NETWORK, NETWORK, NETWORK
As vezes esquecemos que em grandes companhias existem outros departamentos. Procure conhecer as outras áreas, se relacionar com elas, se fazer notar.

Estes outros departamentos podem representar chances de conhecer melhor a empresa onde você trabalha e a indústria como um todo. Web designers tem a tendência de verem apenas os problemas em escalas menores, mas é extremamente importante “dar um passo atrás” e ver as coisas de uma maneira mais ampla. Porque o pessoal do marketing não se interessa por Web Standards? Existe uma razão lógica ou é apenas pelo fato de ninguém ter explicado de maneira que eles entendam os benefícios que teriam? Conheça e entenda as necessidades e preocupações de todas estas pessoas e veja como os seus dias serão bem mais tranqüilos.

Algum dia estas pessoas irão deixar a empresa para trabalhar em outro lugar. É sempre bom ter pessoas que conheçam o nosso trabalho empregadas em vários lugares e sendo verdadeiros “olheiros” de novas oportunidades.

GERENCIE SEU TEMPO
É extremamente fácil de se distrair no trabalho e não ser tão eficiente quanto se gostaria de ser. Ler toneladas de e-mails, ir a reuniões desnecessárias, tomar cafezinho com colegas, receber ligações a todo minuto, tudo isto pode fazer com que seu dia acabe em um piscar de olhos sem que você tenha feito nada do que havia se planejado (ou pior, que seu gerente havia planejado).

É importante que você consiga ficar em sua mesa e consiga realmente trabalhar de vez em quando, especialmente se outras pessoas dependem do seu trabalho. Não fique checando seus e-mails a cada minuto e bloqueie determinados horários em seu calendário (provavelmente o Outlook) para você mesmo para que ninguém “roube” seu precioso tempo com algum pedido de reunião. Use seus fones de ouvido (mesmo que não esteja ouvindo nada) para compensar a falta de privacidade dos cubículos.

CONSTRUA SUA REPUTAÇÃO
Uma maneira de aproveitar o dia no trabalho é construindo sua reputação e se tornando uma pessoa com quem todos querem trabalhar.

A cada dia novas oportunidades surgirão lhe proporcionando maneiras de aprender novas coisas sobre o Mercado e maneiras de aperfeiçoar suas especialidades. Todas as pessoas que deixam a sua mesa terão alguma percepção sobre você. Todas estas pessoas irão cruzar novamente com você em algum momento, em alguma empresa ou quando você estiver procurando trabalho como freelancer e é sempre bom quando se pode encontrar pessoas que tiveram uma boa percepção a nosso respeito.

Uma coisa que aprendi nos últimos tempos é que o mundo está cada vez menos e você nunca sabe quando alguém que você conhece estará na posição de poder ajudar você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *