Presença da jornalista especializada em Design e Sutentabilidade, Luján Cambariere, com a palestra
Saber-Fazer-Fazer-Saber.
Orbitato é um Instituto de Estudos, portanto de encontro, em Arquitetura, Moda e Design e suas relações prementes: qualidade ambiental, social e cultural, a partir das habilidades: criar, gerir e produzir.Apresentam-se como espaço integrador entre as áreas e os diferentes aspectos do conhecimento, das estruturas sociais, das instituições e de pessoas. Criar sinergia é sua história. Querem um mundo melhor. Estão trabalhando por isso e aceitamos todas as parcerias alegres e construtivas.Contatos: (47) 91355854 [email protected]
O Alejandro tem um projeto muito bom com garrafas PET q batem muito com meus lances de Etnografia e sustentabilidade. Ele desenvolvel um sistema extremamente simples para transformar garrafas usadas em tiras de PET q tem uma grande gama de aplicações em mobiliário, luminosos e outros objetos, o mais legal é que o projeto é TOTALMENTE ABERTO ele inclusive pede para vc usar a idéia sob o lema “patente pendente”. Na onda 2.0 ele não cobra royalties das pessoas que fabricam, mas tem um patrocinio da coca-cola, que na realidade é uma das grandes responsáveis por tantas garrafas pelo mundo.
Agora um fator extremamente cultural é que a ferramenta que ele desenvolvel para fazer as tiras é baseada em peça tradicional gaúcha, um pedaço de osso que se usa junto com a faca (companheira inseparável do campeiro) para fazer tiras de couro, coia fina.
Histórinha.
No N Brasília o Sarmiento deu uma palestra e logo após veio ele, a lenda, homem que todas as mulheres desehjam e todos os homens queriam ser, sim, HANS DONNER. Pra ser sincero nem entrei no frenesi de ódio ao Hans q rolou no N (e das piadas q rolam até hj) pq respeito gente que faz e acho q apesar dos degradês ele ainda é um cara que merece consideração. Mas aí no fim da palestra auto-ajuda do Hans a maior parte do povo saiu, uma galera ficou lá querendo autógrafo e mi mi mi, e eu sob ordens do Cuducos estava limpando o salão (não futucando o nariz, mas pegando pequenos lixos pq em Brasília auditórios são limpinhos) aí eis q tava lá o Alejandro, bem sussegado esperando o povo da organização levar ele pra algum canto e observando a sandice da tietagem. Muito gente boa o cara, daí eu e uma guria ficamos trocando idéia com ele, olhando os protótipos (daquele jeitão brasileiro de olhar coma mão lógico). Foi muito massa…
Eu ainda estou vendo se vou neste evento, nos últimos dias as coisas estão dando tão certo q acho q não vai rolar, mas vale pra gente q tá aqui perto, de SC e PR. Curitiba devia era fechar uma vanzinha pelo menos aí.
Via: Caixa de email mas parte controlcezada do Design-se.