Semana passada chegaram minhas táboas de pinus da Sguario. Coisa linda. Hj começamos a prototipar a Rafa para levar pro Movelsul.
Pessoas, já tinha esquecido como é legal marcenaria e trocar idéia com marceneiro… serviu pra eu lembrar que sou desenho não é projeto, até q vc prove o contrário.
Eu tenho algumas filosofias sobre produto do tipo:
“Todo produto é um protótipo”
Se ver o caso da tesoura do Bornancini e do Petzold isso fica claro, depois que o produto está “pronto” e o projeto “terminado” ele vai pra rua e problemas nem imaginados aparecem, isso é normal, até pq outra frase (q não me lembro onde ouvi) é “vc não termina um projeto, vc abandona”. Pq tudo pode ser melhorado. Tudo.
Mas eu sei que tem muita gente do design que se apaixona pelo seu desenho e tem de ser daquela maneira ou não será. Descobri desde criança que o lápis na mão de um apedeuta é uma arma letal, se somado a prepotencia pode gerar o hecatombe.
Como falei, minha mãe é costureira, quando era guri ela trabalhava em casa (costura fina, povo chique) e escreveu-não-leu aparecia alguma madame com o desenho de um estilista querendo daquela forma e com tal tecido, e muitas vezes isso era uma sandice, simplismente pq nosso amigo papel aceita tudo, já o mundo real é outra coisa.
Lembrei disso pq estava tocando o protótipo hj e conversando com o André da Decormade (Curitiba) sobre essa coisa do desenho louco e do cara que com do poder do “eu sou o designer, e será assim” resolve quebrar todos os paradigmas, inclusive os da física.
Por isso q digo q design não é só saber fazer o desenho lindo e o rendering mais atraente, é fazer projeto. Seu desenho técnico deve representar e documentar um objeto factível, não ser uma viagem impraticável. Ou seja, eu acho q o protótipo deve vir antes do desenho técnico final. Primeiro vc gera o objeto e tem certeza de que ele funciona, depois vc faz o desenho técnico e documenta isso.
Claro que existem casos e casos, mas de modo geral vale a regra da IDEO:
“uma imagem vale mais que mil palavras… e um protótipo vale mais que mil imagens”
Principalmente no caso da IDEO protótipo não quer dizer nem o modelo (mockup, mocape, etc.) muito menos a peça exata como será produzida em série (que na realidade seria um cabeça-de-série), são pequenos testes físicos que eles fazem em um estilo “modelagem 3d no mundo real”, bem sujo e rápido. Nisso vale massa de modelar, objetos q estiverem em volta como caneta, papel, garrafa… tudo para representar as idéias em objetos palpáveis, sentindo na realidade como a coisa funciona, na real essa prototipagem faz parte do brainstorm deles. E claro que os protótipos deles (aplicando o termo de forma clássica) também são impecáveis e rápidos, como o lendário programa do carrinho de supermercado (resolução ridícula, se alguem souber de um link melhor…).
Então, quem puder prototipar qualquer coisa antes de levar seu desenho para o executor trabalhar e ter de resolver problemas q vc nem sabe q existem pq o papel mascara, faça isso. Marceneiros, costureiras engenheiros e programadores agradecem.
É isso.
Ou não…
PS:. Olha q chuletinha esses dedos na foto, se eu fosse o joãzinho a bruxa já teria me comido…