Depois de passar mais de dois anos em “crise de imagem”, a TAM anunciou ontem sua nova identidade visual. Com letras arredondadas e uma gaivota azul para contrastar com a cor vermelha, a TAM quer resgatar a imagem de outrora, quando primava por atender bem o passageiro.
O novo logotipo será acompanhado por uma grande campanha publicitária, com comerciais em horário nobre de televisão, que ficará no ar até maio ou junho. Não haverá nenhuma mudança na operação propriamente dita. O espaço entre as poltronas, motivo de muita reclamação, continuará o mesmo.
“Quando o passageiro fala em serviço, ele quer que o vôo saia no horário e quer ser bem atendido”, afirmou o presidente da TAM, David Barioni. “Esses indicadores já estamos mostrando hoje. Nos últimos três meses alcançamos 92%-94% de pontualidade, o maior índice da indústria.”
Para atender melhor os passageiros, os funcionários da TAM estão inclusive tendo aulas de simpatia. “Jamais conseguiríamos sucesso sem um treinamento adequado”, afirmou o vice-presidente de Gestão de Pessoas, Guilherme Cavalieri. “Também estamos mais rigorosos na seleção.”
Empresa que até dez anos atrás era a quarta companhia do País e hoje lidera com 48,5% de participação, a TAM perdeu o foco ao crescer de forma tão expressiva. Nos últimos anos, de olho no preço das ações, a empresa passou a buscar a eficiência a todo custo e acabou deixando de lado muitos atributos que faziam parte do DNA da companhia, principalmente em relação aos serviços.
Mas a versão moderna do “espírito de servir” do fundador Rolim Amaro, que gostava de receber passageiros no avião com balinhas e oferecia caviar na primeira classe, é mais enxuta. Todos os aviões de vôos internacionais serão reconfigurados com apenas 4 assentos de primeira classe. Hoje, a empresa convive com alguns aviões que oferecem sete assentos na primeira e outros que nem sequer têm a primeira classe.
A TAM passou um ano e meio concebendo sua nova identidade visual, trabalhando com a empresa Thymus Branding e a agência Young & Rubicam. O investimento não foi divulgado. Segundo a diretora de marketing da empresa, Manoela Amaro, trata-se da mais cara campanha já realizada pela TAM. Além da campanha nacional, a empresa vai veicular filmes no canal internacional da Globo e anúncios em publicações ligadas à comunidade brasileira. Apesar de ser a maior empresa aérea brasileira no exterior, lá fora a marca TAM é pouco conhecida. Freqüentemente, nem sequer é associada a uma empresa aérea. A incorporação da gaivota atende a esse propósito.
Vai demorar, contudo, para toda a companhia se adequar ao novo visual. Levará 24 meses para pintar todos os 108 aviões da companhia.
“A modificação da nossa identidade visual vai muito além do que simplesmente uma questão estética. Os novos traços curvilíneos e azulados trazem uma mudança de cultura, comportamento e humanização da nossa longa trajetória que sempre foi ligada à paixão por aviação”, afirma a presidente do Conselho de Administração da TAM, Maria Claudia Amaro.
Fonte: Estadão / Administradores (Palavras de Maria Claudia Amaro)
Murilo Contro – http://www.clubedaleitura.org