Simperj lança prêmio voltado para designers


Já estão abertas as inscrições para I PRÊMIO PLASTDESIGN, criado pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro, voltado para profissionais, e estudantes de design, além de empresas e produtos. As inscrições vão até o dia 15 de julho e a premiação acontece na segunda quinzena de agosto.

Apesar de ser um dos principais pólos de produção e transformação de polímeros e do elevado conceito na formação de designers, o Estado do Rio de Janeiro ainda não desenvolve ações voltadas para integrar os principais envolvidos nestes processos. O I PRÊMIO PLASTDESIGN pretende incentivar a visão e a cultura do design como diferencial competitivo no cenário nacional e internacional e estimular a cooperação institucional no setor de transformação plástica do Estado do Rio de Janeiro.

Além dos prêmios e de um selo criado pelo Simperj, certificando os produtos, os trabalhos da série projeto, premiados ou não, poderão ser produzidos industrialmente por empresas associadas ao SIMPERJ.

Maiores informações no site do Simperj (www.simperj.org.br), através do telefone 2220-9726 ou na sede do Sindicato (Rua Santa Luzia nº 776/Sl. 203, Centro – Rio de Janeiro)

Cenário

O panorama do Estado do Rio de Janeiro congrega oito escolas na área de Design de Produtos, Design Gráfico e Design de Moda (formando aproximadamente 400 profissionais/ano); dois importantes centros de pesquisas em design; cinco Incubadoras de Empresas (duas delas específicas em design); o Centro de Design Rio (vinculado ao Instituto Nacional de Tecnologia); o Núcleo de Apoio ao Design – Setor de Processamento em Plástico – NAD-Plásticos (vinculado ao Sistema FIRJAN/SENAI); o Programa Via Design (pertencente ao SEBRAE-RJ); e sedia o evento “Semana Rio Faz Design”. No âmbito dos Plásticos há a ABPol-Regional Leste; o programa PRUMO, (vinculado ao INT, apoiando às empresas do setor de transformação); o Instituto de Macromoléculas Profª. Eloísa Mano – IMA/UFRJ (principal centro de estudos em polímeros da América Latina);talvez seja o maior centro produtor de resinas plásticas do Brasil, por meio do pólo gás-químico, da COMPERJ dentre outros investimentos no setor, atraindo a implantação de diversas empresas de transformação de polímeros plásticos para o Estado.

O concurso prevê três categorias: a Série Projeto destinada a estudantes e profissionais formados há no máximo dois anos em Desenho Industrial/Design; a Série Produto, voltada para desenvolvedores de produtos plásticos (profissionais liberais, empresas de transformação de plásticos, empresas de design (escritórios, agências, firmas individuais), institutos de pesquisa e prestação de serviços), que tenham desenvolvido e/ou produzido novos produtos ou linhas de produtos em plásticos (termoplásticos ou termorrígidos) no período equivalente a um ano antes do concurso; e a Série Institucional, especifica para empresas de transformação plástica que possuem programas internos integrados, articulados ou complementares às atividades de Desenho Industrial/Design.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *