Cliente:
– Oi, eu queria um logo pra empresa que estou abrindo. Ouví dizer que sai por uns duzentinhos. Quanto você cobraria?
Designer:
– Depende. Para o que o senhor quer o logo?
Cliente:
– Ora essa, para usar nas coisas da minha empresa.
Designer:
– Coisas…?
Cliente:
– Cartões, notas, catálogos, website, uniformes, fachada, etc.
Designer:
– Entendo, mas para quê o senhor quer por um logo em tudo isso?
Cliente (já estressado):
– Ora, para todo mundo reconhecer minha empresa, para as pessoas verem esse logo e imediatamente saberem que é minha empresa, tipo a Nike ou a Coca-Cola.
Designer:
– Ué, mas o nome não é o suficiente? O senhor precisa gastar mais para ter um desenhinho no cartão e na fachada?
Cliente (possesso):
– Caramba, mas que diabo de designer é você? É lógico que precisa ter uma marca, um logo, uma imagem, que todo mundo vai lembrar e que vai me ajudar a vender mais. Que vou poder por apenas isso em um monte de lugares e vai ser o suficiente para se fazer um marketing viral e vou economizar muita grana em anúncio e propaganda. Que todo mundo vai olhar e lembrar dos meus produtos.
Designer:
– Então o senhor sabe muito bem o valor do que quer e do que está pedindo. Sabe que um logo bem feito não é só um desenhinho e que vai agregar valor a sua empresa e consequentemente aumento de vendas e faturamento. O senhor está adquirindo um produto tão importante quanto as suas máquinas e seus funcionários pois vai ser a cara, a identidade visual do seu negócio. O valor é R$ 10.000,00.
Moral da história: é importante que o cliente reconheça o valor e a importância do trabalho pedido, o que muitas vezes não
acontece.
Enviado por João Siqueira