Slides da palestra: Destruindo o visual “Web 2.0”
por Elliot J. Stocks
elliotjaystocks.com/fowd
- Cores vibrantes, contrastante
- Splashs de ofertas
- sombras e brilhos
- cantos arredondados
- gradientes
- linhas diagonais
- MARCAS com reflexo!
“Faça me o favor de só usar uma marca com reflexo, se essa palavra estiver no nome da empresa envolvida.”
“De onde surgiu isso?
Culpa da Apple.”
“Ajustando e modificando a estética de designs populares é a única maneira de evitar o lugar comum. Mas até as melhores idéias tornam-se lugar comum por uso excessivo. Bons designs não se submetem as tendências, as criam.”
“Não é a estética do site que fará ele ser conceituado como Web 2.0 Web 2.0 é um conceito e vai muito além do visual do site.”
Considerações
- Infelizmente, se essa estética “vende” pouco importa as funções/serviços do site. É aqui que mora o perigo.
- O termo Web 2.0 já tem gosto duvidoso, no final das contas, dizer que algo é “Web 2.0” é um modo contemporâneo de dizer “o meu tem, o seu não tem, blé! Você é bobo, feio, chato e cara de melão”.
- A tendências visuais não são apenas referenciadas a Apple, que não pode ser considerada vilã, existem ai outras “últimas tendências estéticas” que já cansam aos olhos mais atentos, citemos. Estilos Urbano, Stencils, Estilos ornamentais florais, que podia-se até chamar de art nouveau 2.0.
* Veja outros slides de palestras do congresso Future of Web Design – FOWD.