O que já foi feito pelo Design nacional?

Seguindo as indicações de sites e blogs venho aqui falar de um grupo mais seleto ainda. Eu não sei se é só a nossa fama (brasileiros) de reclamar de barriga cheia. Mas depois de começar a fazer umas ações sociais, notei que tinha um monte de coisa que o povo podia ter, mas por preguiça de procurar não achava.

Exemplo disso é que aqui em Curitiba tem o Mercado popular, produtos mais baratos que famílias de baixa renda podem ir se cadastrar e comprar. Mas a reclamação continua, mesmo muita gente desconhecendo esse serviço.

Com o design acontece parecido. Vejam um exemplo: O Rede de Design Brasil. Completíssimo, com banco de profissionais, notícias da área (eventos, concursos, empregos), vários textos de profissionais entre eles o Ivens Fontoura que deve escrever sobre design há mais de 15 anos.

O Design Gráfico e o Design-se se juntaram formando um portal também. Uma biblioteca riquíssima em material direcionado (dêem uma olhada no lado esquerdo e vejam as categorias). Vários assuntos interessantes, sem dizer que sempre noticiam eventos e novas vagas de emprego.

O Design em dia do pessoal da Quadra design surgiu porque aqui em Curitiba não existia nada de divulgação sobre o pessoal daqui. Há alguns anos on-line trazendo estudo de cases, eventos, banco de fornecedores selecionados e novidades.

O Arcoweb foi o primeiro portal que eu entrei. Mais genérico, mas sempre trazendo também novidades da área.

Existem outros blogs pessoais que você encontra de presente por exemplo modelos de contrato.

Sem dizer do trabalho já realizado pelas Associações. Ok, eu sei que várias pegaram o dinheiro do povo e fizeram pouco. Algumas, quase nada. Mas muitas delas elaboram e tentam criar situações favoráveis a classe.

Temos pouco tempo de vida como profissão. E já esquecer o nosso curto passado é muito ruim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *