A primeira constatação de Claudia foi ver que o interior dos táxis deixava evidentemente a desejar. Porém era o exterior que necessitava de uma remodelação urgente. O logotipo criado nos anos 70 já estava fora de mode e, além disso, carecia completamente de charme. Assim a artista propôs à prefeitura criar gratuitamente um novo logotipo.
Os funcionários aceitaram e Smart Design começou então a esboçar uma idéia. Claudia Christen foi designada pela agência para coordenar o grupo de estudos. A elaboração do novo logotipo começou com uma análise dos modelos estrangeiros, a consulta de fotos de arquivos e mesmo através da análise de alguns filmes míticos como “Taxi Driver“, do cineasta americano Martin Scorsese, e “Night on Earth” (Uma Noite Sobre A Terra), do também americano Jim Jarmusch.
O trabalho de criação não foi fácil, pois a prefeitura de NY também tinha suas próprias idéias. Muitas horas de discussão foram necessárias entre a Smart Design e o prefeito Michael Bloomberg.
Leia a matéria completa na SwissInfo.