Se você acha que História da Arte e Design Gráfico – ou qualquer outro desdobramento do design – estão afastados (como teoria acadêmica e prática de mercado) está enganado. Foi através da teoria que foi criado um dos signos mais famosos – e valiosos de todo o mundo.
A imagem da estátua que está no início deste post é a famosa estátua grega Vitória da Samotrácia, uma estátua que representava a deusa grega da vitória. Esta estátua (que está na foto) provavelmente era utilizada na proa dos navios para espantar maus espíritos e trazer sorte aos navegadores.
Se você é de uma agência e seu cliente deseja lançar um produto ligado – ou totalmente voltado – ao esporte, nada melhor para simbolizar esse sentimento do que o sentimento da vitória. Afinal, por mais que os atletas digam que o que importa é participar, na verdade o que conta mesmo é vencer, não é mesmo? Então nada melhor para representar artigos para esporte do que algo que simbolize a vitória.
Numa dessas aulas de História da Arte, chamei a atenção dos alunos perguntando se algum deles estava usando tênis da marca Nike, prontamente (óbvio) vários levantaram a mão. Quando expliquei a história da marca, vários se espantaram, já que nunca relacionariam algo tão distante – arte grega – com algo tão presente na vida deles, uma marca de tênis.
A deusa grega da vitória, era representada como uma mulher de vestido esvoaçante e asas nas costas. Às vezes, era representada segurando uma coroa de louros (prêmio do atleta vencedor) símbolo da vitória na Grécia antiga.
Para resumir a história, o swoosh (símbolo da Nike) é uma estilização de uma das asas da deusa grega da vitória. Advinhem seu nome? Niké (pronuncia-se niqué). Do seu nome, bastou tirar o acento pronto. Estava criada uma marca que representava a vitória e ainda, tinha seu nome como o próprio nome da vitória.
Agora a melhor parte: sabe quanto a pessoa que criou a marca recebeu por tê-la criado? Não sei se vão caber tantos zeros na sua tela… prepare-se..
O valor foi US$ 35,00 ! ! ! E quem fez foi a estudante de design Carolyn Davidson.
Bem… pelo menos ela pode “tirar onda” dizendo que foi a criadora da marca. Pena que tirar onda não paga as contas…