Sobre os inúmeros portfolios que aprecio diariamente acabei percebendo uma linha de pensamento que me parece bem eficaz na avaliação do profissional em questão.
Sempre que admiro um portfolio, a parte mais relevante, no meu ponto de vista, são os nossos velhos conhecidos logos, principalmente as famosas identidades visuais e suas aplicações.
Neste tipo de trabalho podemos perceber a capacidade real de inovação e criatividade do profissional e muito do seu conhecimento em teorias do design (não falo de conhecimento em software). É onde a síntese de seu estilo e qualidade de criação aparecem. Logomarca, logotipos, ou como quiserem chamar, mostra mais do que pode se imaginar sobre o trabalho de um designer. Acaba sendo um resumo da capacidade do profissional e de seu portfolio.
Resume a capacidade de comunicar com poucos elementos, mostrando o poder de síntese visual do profissional, conhecimentos de combinação, adequação e contraste de cor, gestalt, tipografia, entre outros muitos elementos teóricos importantes a um bom designer.
Esse conhecimento profissional que podemos perceber nesta parte de seu portfolio, geralmente se extende as outras partes de seus trabalho. Ou seja, um portfolio com boa qualidade na concepção de marcas, geralmente é bem consistente em todas as suas outras categorias, quaisquer que sejam.
Mesmo sendo um especialista em outros tipos de trabalho, como capas de cds ou diagramação, ainda assim continuo acreditando nesta máxima. E vocês? Concordam?