FF index - a mais nova forma de web analytics
Recentemente o guru Seth Godin - sou fã dele desde o lançamento do artigo Unleash the Ideavirus, na Fast Company em julho de 2000 - traçou uma relação bastante interessante entre universitários e usuários de Mozilla Firefox (FF).
Segundo Godin, usuários de FF são adeptos de “power tools online” como blogs, twitter, flickr, entre outras. A questão toda se dá pois tais pessoas não se contentam com o browser nativo dos seus computadores (IE para Windows e Safari para Mac). Esse simples fato os coloca num grupo seleto de usuários: os power users.
Godin faz um paralelo com os estudantes pois é o esforço e as oportunidades que eles buscam que fazem deles profissionais de sucesso. Assim como aconteceria com os adeptos do Mozilla.
Bem, mas o que isso tem a ver com Web analytics? Tudo. Senão, vejamos. Comparei o site de um de nossos clientes com o blog da marca. O resultado:
Site da marca - 90% de usuários de IE
Blog da marca - 80%
Ponto para o tio Godin.
Vamos além na análise e agora trago os números do maior viral do ano, a campanha AXE Dark Temptation. Total dos acessos ao site:
IE - 69,68%
FF - 23,82%
Acessos via referência, ou seja, do buzz da campanha em blogs (principalmente)
FF - 49,00%
IE - 42,56%
Isso mesmo, mais Mozilla Firefox que IE.
Outro ponto para o Godin.
NO ENTANTO, não se percebem discrepâncias no tempo de navegação e número de páginas visualizadas (neste projeto, é bom salientar) entre os diferentes grupos. E por fim, vamos olhar a conversão. Igualmente similar. (números confidenciais, sorry)
Dessa vez o Godin não levou nenhum ponto.
No caso específico de AXE Dark, o “consumo” do site - provavelmente pela abordagem global da campanha - não apresentou distinção entre os grupos de usuários. O que precisa ser checado com outras ações para termos um parecer mais definitivo.
CONCLUSÃO
O FF index (termo criado aqui) pode ser aplicado para verificar o tipo de audiência do seu site. Usuários tradicionais (IE) versus usuários que facilmente se adaptam a novidades e facilidades da web (FF). Eles apontam principalmente o perfil de pessoa que tem procurado o seu site/blog, portanto, a sua marca, a sua empresa ou você mesmo, no caso das páginas pessoais.
Fica uma dica: a sua empresa vende inovação? Então fique de olho no FF index e veja se isso está refletindo nos visitantes do site.
Mais sobre Web Analytics aqui.
UPDATE: Pessoal, se possível compartilhem suas experiências nos comentários. Será bastante válido para todos nós.
Se gostou desse artigo, leia também...
Freelancing: por onde começar?
Um dos leitores do meu outro blog, o .
Design Sojurn Entrevista Chico Bicalho
.
A arte-design e o design-arte: O que é, o que é?
Por Valmir Perez
Quando paramos para pensar sobre o design de iluminação, começam surgir algumas perguntas interessantes, tais como: um projeto de iluminação é uma obra artística? Os designers de iluminação são artistas? Quando alguma coisa é arte e quando é design? Essas perguntas não são formuladas apenas pelos profissionais da iluminação contemporâneos e estudantes da área, mas por todos aqueles que se vêem envolvidos com design e arte no mundo todo.
9 Comentarios »
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL





Enfim, por vários sentidos da pra saber o quão é bom o firefox e seus usuários.
A ponta de lança da web hj usa Firefox.
No Papodehomem, por exemplo, mais da metade das visitas são de usuários do Firefox.
Nos meus sites, de público geral, uns 20% usam FF.
FF vs IE é briga feia, atualmente o IE leva uma pequena vantagem (menos de 1%) mas até certo momento o FF tinha 75% dos usuários, como o IE cresceu tanto?
Porém outro fator é importante: o público que retorna ao blog usa Firefox, são aqueles que dão valor ao conteúdo “de nicho” que eu produzo e não caem de pára-quedas em assuntos mais populares como no meu caso foram o Nokia Morphe, o “blog do marcão” e a campanha da Axe, além de um post que tinha sexo no título que é o segundo mais acessado de todos os tempos…
O crescimento dos usuários de IE acessando meu blog coincide totalmente com a indexação e firmação do meu blog no mecanismo do Google.
Isso ajuda a determinar a tese do Godin. Ponto pra ti, amigo.
Continuem contribuindo.
Abs
A questão é outra, amigo.