Notice: A função add_theme_support( 'title-tag' ) foi chamada incorretamente. O suporte para o tema title-tag deve ser registrado antes do gancho wp_loaded. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.1.0.) in /home/design/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031

Um dos leitores do meu outro blog, o Digital Paper, me fez uma pergunta interessante: “por onde que começo no mundo freelancer?”. Pensei um pouco e já me inspirei para um artigo.

O mundo freelancer na área de design está bem saturada, sem dúvida. Mas há bons e maus profissionais. Vou supor que você seja um dos bons, que sabe de design, que estuda design e que produz bom design. Vou também supor que você seja novo no mercado de trabalho, e escolheu logo a vida de freelancer por não conseguir um emprego em um escritório de design. Bom, eis as 4 coisas que você precisa saber sobre a vida freelancer:

vida instável 1) É uma vida instável. Um mês você pode estar trabalhando feito condenado, no próximo você pode estar mendigando por trabalho. Isso é perfeitamente normal. Por isso, sempre guarde uns 10%-25% do que você ganhar em uma poupança para aquele mês onde o trabalho é escasso e as contas são muitas.

2) Se conseguir um cliente, mantenha-o. No mundo do marketing, custa cinco vezes mais adquirir um cliente novo do que manter um já existente. Você precisa ter paciência e boa educação com seus clientes novos, além de puxar o saco. Um cliente chato que paga bem, ainda é um cliente que paga bem.

3) Clientes que pagam pouco trazem prejuízos. Se você trabalha 10 horas por um cliente que te paga o equivalente a trabalhar por 5 horas, arranje uma desculpa e livre-se dele ou suba seu preço. Trabalhar de mais e ganhar de menos traz sérios prejuízos.

4) Corra atrás. O freelancer é o profissional que mais corre atrás das coisas, especialmente de clientes. Você que vai ter que ir em eventos, entregar seu cartão a quem parece estar interessado, correr atrás de clientes com um mau design e convencer ele de contratar você como um novo designer. Acredite: seu mês vai ser dividido em dois: metade para fazer os trabalhos, a outra metade para correr atrás de novos trabalhos.

Agora que você sabe como é a vida de freelancer, é hora de começar a trabalhar. Mas por onde começar? O que você precisa ter? Aonde procurar por trabalho?

Tenha um portfólio. Seja um arquivo .pdf, um blog, um página de Flickr ou DeviantArt. Qualquer lugar onde você possa hospedar seus trabalhos. Não adianta você ser o melhor do mundo se você não demonstra que é.

Tenha contatos. Contatos são a coisa mais valiosa no mundo hoje em dia. Se você conhece alguém que conhece outro que precisa de uma peça gráfica, fale com seu conhecido para arranjar um encontro. Informe a todos seus conhecidos sobre o que você faz. Eventualmente, alguém que precise de algo vai acabar sabendo de você.

Faça-se conhecido. Participe de fóruns, blogs, grupos de discussão, eventos, etc. Faça seu nome uma marca. Não há sensação melhor do que você chegar para um futuro cliente, se apresentar e ele dizer “Conheço teu nome de algum lugar…”. Faça as pessoas lembrarem do seu nome. Seja criativo para isso.

Entenda e faça entender o que você faz. Explique para as pessoas o que é design, diga porque você é bom nisso. Acredite que você é o mehor; as pessoas são influenciadas pelas opiniões de outras, então possivelmente eles vão acabar achando também que você é o melhor.

valioso Networking é importante. Isso é quase o mesmo do que “tenha contatos”. Mas isso é ter contato com outros freelancers na sua área. Não é raro de um freelancer receber várias ofertas de trabalhos e não conseguir fazer todos, então muitas vezes ele terá que repassar o trabalho a outra pessoa. Você pode ser essa outra pessoa.

Tenha um bom contrato. Saiba como fazer um bom contrato. Existem milhares de modelos na web, é só procurar. O contrato é o que vai garantir o seu trabalho e a honestidade do seu cliente.

Saiba tarifar de acordo. É complicado chegar a um preço bom, mas já escrevi dois artigos sobre isso aqui: “Quanto cobrar” e “Cobrar por hora ou cobrar valor fixo?“. Leituras recomendadas.

Esses são os pontos importantes a se levar em conta na vida freelancer. Existem muitas outras coisas, mas você aprende isso com o tempo (errar faz parte).

Ah, e pra quem têm interesse em procurar por trabalhos na net, existem alguns sites que oferecem trabalhos freelancers como o Freela.com.br e o Freelance Now. Testei o Freela.com.br e recomendo ele! Mas um porém: não é fácil conseguir trabalhos lá pois a concorrência é brava.

Se você conhece algum site para freelancers ou outra dica, comente aí!

Abraços,
Canha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *