Afinal, o que identifica a criatividade brasileira? É esta a pergunta lançada pela Agência para o desenvolvimento do Design Cerâmico (A2D), que promove o concurso Guia Cara Brasil.
De acordo com a A2D, o Guia CaraBrasil pretende monitorar imagens captadas em todo o país para responder a esta pergunta visualmente – tecendo uma trama de cenários: aspectos da vida simples, cidades, fé, cores, alegria, natureza. O objetivo é compor um repertório em constante atualização que amplie as possibilidades de se estabelecer conexões criativas – /insights -/, num trabalho de garimpagem, de prospecção.
A seleção é aberta a fotógrafos profissionais, amadores, parentes, amigos e amigos dos amigos. As imagens devem ser digitais ou digitalizadas e inéditas (não valem fotos já vencedoras de outros concursos), em 300 dpi, formato tiff ou jpeg, além de clicadas no Brasil. Cada foto deve ter um título e uma legenda que conte a sua história resumidamente (onde, quando foi tirada, o que representa).
O Guia CaraBrasil será composto de painéis semântico acompanhados de textos/conceitos e de depoimentos de designers, arquitetos, artistas plásticos e empresários, sobre a questão fundamental de desenvolver e estimular a criação, para deixarmos de sermos meros seguidores de tendência.
O Guia Cara Brasil é uma das metas do projeto ?Centro de Gestão do Design?, realizado pela A2D www.a2d.org.br . A agência é formada por alunos da pós-graduação e profissionais das áreas de Design, Arquitetura, Engenharia e tecnologia da Informação, sob a coordenação do professor Orestes Estevam Alarcon, do Departamento de Engenharia Mecânica e Materiais, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde está sediada, e está vinculada ao Centro Cerâmico Brasileiro (CCB, http://www.ccb.org.br/. Com o apoio do edital CNPq RHAE Inovação, o Guia Semântico ? Cara Brasil tem por objetivo apoiar designers, arquitetos, criadores, pesquisadores e projetistas do setor de criação das empresas de revestimento cerâmico, visando ao fortalecimento do design brasileiro, como instrumento diferenciador do mercado e peça fundamental para competitividade das empresas do setor.
Informações