Design: Concursos e a sua importância.

Ia falar sobre esses assuntos, mas como todo designer que se preze, fui pesquisar antes para ver se já não existia algo do gênero…

Pois comigo já aconteceu várias vezes de pensar em algo e achá-lo logo em seguida na primeira busca no Google. Postei dias atrás sobre um concurso de design no setor automobilístico ( clique aqui para saber mais ), e fiquei me perguntando se isso ajudava mesmo. Acabei achando um texto da Ruth Klotzel. Além de ter sido a pessoa que mais me incentivou a criar os grupos de discussões e o blog (Designstore) ela é designer gráfica, co-fundadora da ADG/Brasil em 1989, professora do Senac e vice-presidente do Icograda para as gestões 2003-2005 e 2005-2007. Pra quem não sabe o Icograda, Conselho Internacional das Associações de Design Gráfico, é uma entidade mundial, fundada em 1963, constituída por uma assembléia voluntária de associações de 57 países, ligadas ao design gráfico, comunicação visual, gerenciamento, promoção e educação em design. É membro fundador, juntamente com ICSID (International Council of Societies of Industrial Design) do IDA (International Design Alliance), aliança que congrega design gráfico e industrial. O Texto dela é o Concursos de design: uma oportunidade ou um desserviço à categoria? Vale a conferida.

Já que estava no Design Brasil, fiquei fuçando e achei outras pérolas. Calma, essas são boas mesmo.Ronaldo Duschenes fala no O design é a alma do negócio! Sobre os avanços da tecnologia em móveis. Pareceu mais propaganda da fábrica dele, mas ele TAMBÉM é arquiteto, então se releva.

Onde está o design? De Ivens Fontoura, traz como sempre uma visão detalhada mas simples para o entendimento de algo que muitas de nossas mães não sabem.

“O design está em todos os lugares, inclusive, entre os anônimos. Há design barato e caro, bom e ruim, bonito e feio ou ainda, anônimo e conhecido. O termo anônimo, do grego anónymos, significa sem nome ou assinatura do autor, isto é, sem denominação. Em outras palavras, se refere a aquele que oculta o nome; tanto antigo, como atual.”Pra quem não sabe, Ivens Fontoura escreve sobre design há mais de 15 anos e citou várias vezes como ninguém lê sobre design. Nem seus colegas, aos quais Fontoura falou nos seus textos, liam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *