Design por design, por que não o de moda? Independente do que estamos acostumados a pensar, a expressão vai muito além do “criar roupas”, mesmo a Wikipédia me dizendo que:
“…
é uma das áreas do design que tem como objetivo o desenvolvimento de vestuários humanos respeitando todas as características culturais, técnicas, mercadológicas, de moda ou tendências.” (Adorei a parte que menciona “vestuários humanos”).
Para os que se perdem em informações, como eu, vou tentar explicar o parâmetro entre o estilista e o designer de moda, já que hoje em dia, essas duas profissões acabaram se fundindo.
Um estilista tem prática em desenhos, e desenvolve a coleção para a empresa através de uma linha de tendências e estilos pré-determinados (ponto). Quem se aventura pelo design de moda, necessita abranger mais etapas e ter conhecimento sobre todo o processo da peça, não só a criação, mas a parte têxtil, modelagem, costura, enfim… Algo mais “se precisar eu coloco a mão na massa”, sabem?
Quem deseja se aventurar no segmento, escolha logo seu caminho antes que… Algum jornalista de moda escolha por você. “Fulano(a), estilista da …” HÁ!