Usabilidoido manda avisar.
O Instituto Faber-Ludens, em parceria com as Faculdades Internacionais San Martin (FISAM) e a Universidade do Contestado, está lançando um novo curso de Especialização na área de Design de Interação. O objetivo é formar profissionais com capacidade para expandir e desenvolver a inserção da área no Brasil.
Aqui tem uma palestra (slides e audio) sobre o curso.
Modalidade do curso
Pós-graduação Lato-Sensu (Especialização)
Local: Curitiba
Duração: 1 ano e meio (360 horas)
Aulas: sábado (manhã e tarde)
Início das aulas: 26 de abril
Número de vagas: 40
Valor: 17 x de R$ 490 (ou em menos parcelas) – à vista R$ 7.497
Taxa de inscrição: R$ 80
Inscrições
- Histórico Escolar do Ensino Superior e Diploma de Graduação, caso deseje diploma Lato Sensu
- Certidão de nascimento e/ou casamento
- 2 cópias do RG
- 2 cópias do CPF
- 1 foto 3×4 recente
- Curriculum Vitae
- Portifólio impresso em formato livre (trabalhos relevantes)
Público-alvo
Profissionais que atuem na área de Tecnologia da Informação, Comunicação e Design e estejam interessados nas possibilidades que a tecnologia oferece para melhorar o cotidiano do trabalho, da arte e da vida.
Objetivos
Capacitar profissionais para a pesquisa e desenvolvimento de projetos interativos apartir da visão humanística do Design.
Objetivos específicos
- Capacitar para a criação, planejamento, prototipação e avaliação de artefatos interativos
- Desenvolver a expressividade no uso de linguagens interativas
- Desenvolver projetos que explorem as possibilidades da interatividade para melhorar a qualidade de vida
- Situar a prática do design em processos mais amplos, de caráter social, econômico e político
Conteúdo Programático
Módulo I – Tecnologia e Sociedade
Fundamentos do Design deInteração
Correntes teóricas, princípios, elementos, metodologias, ferramentas, processos.
- Designing Interactions. Bill Moggridge, MIT Press, 2007
- Designing for Interaction: Creating Smart Applications and Clever Devices. Dan Saffer, New Riders, 2006
- Thoughtful Interaction Design. Lowgren e Stolterman, MIT Press, 2004
Cultura e Novas Mídias
Web 2.0, mídia interativa, sociedade da interação.
- Planeta Web 2.0. Inteligencia colectiva o medios fast food, Romaní e Kuklinski, 2007
- Wikinomics. Tapscott e Williams, Nova Fronteira, 2006
- A Cauda Longa. Chris Anderson, Campus, 2006
- A nova desordem digital. David Weinberger, Campus, 2007
Sociologia da Técnica
Tecnologia e sociedade, política dos artefatos, apropriação tecnológica, acessibilidade.
- Acting with Technology: Interaction Design and Activity Theory. Kaptelinin e Nardi, MIT Press, 2006
- What Things Do. Peter Paul Verbeek, PennState Press, 2005
Metodologia da Pesquisa em Design
Paradigmas científicos, metodologia de projetos, métodos e técnicas de pesquisa.
- The Elements of User Experience. Jesse James Garret, New Riders, 2002
- Subject To Change: Creating Great Products & Services for an Uncertain World, Peter Merholz, 2008
Módulo II – Recepção de Artefatos
Design, Arte e Tecnologia
Experimentação artística, tecnologias interativas, arte contemporânea, netart.
- Hertzian Tales. Dunne, MIT Press, 2006
- Digital Culture. Charlie Gere, Reaktion Books, 2004
Mobilidade e ComputaçãoPervasiva
Redes tecnosociais, sociologia urbana, computação ubíqua, tecnologia e cotidiano.
- Digital Ground: Architecture, Pervasive Computing, and Environmental Knowing. MIT Press, Malcolm McCullough, 2005
- Shaping Things. Bruce Sterling, MIT Press, 2005
- Everyware: The Dawning Age of Ubiquitous Computing. Adam Greenfield, New Riders, 2006
Antropologia Visual
Etnografia, registro audiovisual,fotografia, observação participante.
- Thoughtless Acts? Observations on Intuitive Design. Jane Fulton Suri, 2005
- Design Documentaries: Using documentary film to inspire design. PHD Thesis, Bas Raijmakers, 2007
- Visual Anthropology: Photography as a Research Method. Collier
Ergonomia e Usabilidade
Ergonomia cognitiva, heurísticas e diretrizes, técnicas de avaliação de interfaces.
- O Design do Dia-a-Dia. Donald Norman, Rocco, 2007
- Não me Faça Pensar. Steve Krug, Alta Books, 2006
- Usability Engineering. Jakob Nielsen, 1993
- Handbook of Usability Testing. Jeffrey Rubin, 1994
Módulo III – Produção de Artefatos
Design de Interface
Padrões de interação, percepção, técnicas de design da informação, iconografia.
- Designing Interfaces. Jenifer Tidwell, O´Reilly, 2006
- About Face 3: The Essentials of Interaction Design. Alan Cooper, Willey, 2007
- Envisioning Information. Edward Tufte, Graphic Press, 1990
Linguagem e Hipermídia
Semiótica, hipertexto, figuras de linguagem, leitura/escrita, comunicabilidade.
- Cultura da Interface. Steven Johnson, Jorge Zahar, 2001
- Navegar no ciberespaço: O perfil cognitivo do leitor imersivo. Lucia Santaella, Paulus, 2004
- Hacer Clic: Hacia una Sociosemiotica de Las Interfaces Digitales. Carlos Scolari, Gedisa, 2005
- Thoughts on Interaction Design. John Kolko, Brown Bear LLC, 2007
Técnicas de Prototipação I
Prototipação de baixa fidelidade, técnicas de criatividade, modelagem.
- Sketching User Experiences. Bill Buxton, Morgan Kaufmann, 2007
- Paper Prototyping: The Fast and Easy Way to Design and Refine User Interfaces, Morgan Kaufmann, 2003
Técnicas de Prototipação II
Prototipação de hardware, introdução à eletrônica, análise de circuitos, computação física.
- Making Things Talk: Practical Methods for Connecting Physical Objects. Tom Igoe, Make Books, 2007
- Physical Computing: Sensing and Controlling the Physical World with Computers, Igoe e Sullivan, Course Technology PTR, 2004
Projeto de Interação
Planejamento, criação e desenvolvimento de artefatos interativos.
- Design de Interação. Preece, Sharp e Rogers, Bookman, 2005
- About Face 3: The Essentials of Interaction Design. Alan Cooper, Willey, 2007
Corpo Docente
Érico Fernandes Fileno, Msc. – Bacharel em Design pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Gestão de Projetos pela FAE Business School e mestre em Educação, Cultura e Tecnologia também pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente como professor desenvolve pesquisas em design de interação, interface web e cultura digital. Tem experiência de 12 anos em desenvolvimento de projetos e sistemas para web.
Frederick van Amstel – Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFPR e mestrando em Tecnologia na UTFPR. Seu blog Usabilidoido é referência nacional na discussão sobre Design de Interação. Além de dar palestras sobre o assunto em várias cidades do Brasil, Frederick foi professor da UNISUL, UEM e OPET.
Gonçalo Ferraz – Bacharel em Desenho Industrial / Programação Visual pela UNOPAR e especialista em Marketing pela PUC-PR, é aluno especial no Mestrado em Design da UFPR. Gonçalo lecionou na UNOESC, UNOPAR e OPET.
Leandro Henrique – Bacharel em Gestão da Informação pela UFPR e aluno do MBA em Administração de Empresas pela FGV e do Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da UFPR. Além de professor do OPET, Leandro é sócio da Midion, empresa de novas mídias especializada no planejamento, criação e desenvolvimento de soluções interativas.
Renato Costa – Bacharel em Projeto de Produto/Programação Visual pela ESDI da UERJ e especialista em Ergodesign e Avaliação de Interfaces pela PUC-Rio, atua como webdesigner na Copel (Companhia Paranaense de Energia).
Rodrigo Scama – Bacharel em História pela UFPR, especialista em Comunicação Social, Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias pelo IBPEX e mestrando em Tecnologia pela UTFPR. Lecionou nas faculdades Opet e ESSEI.
Mais Informações neste link.
PS:. Acho q nem tem mais informações, copiei tudo de lá na cara dura.