Já pararam para pensar na quantidade de marcas que utilizam animais como símbolo? Separei algumas delas para que vocês possam exercitar a memória, ostentar conhecimento ou, quem sabe, simplesmente passar o tempo. Para ajudar, vou dar a minha opinião a respeito de cada uma, mas duvido que acertem todas. Opa, provoquei hein?
* clique para ampliar
- Alemã. Sua estratégia de marketing em 2006 foi brilhante.
- É do hemisfério sul. Sou fã da simplicidade e objetividade dessa marca.
- Sonho de consumo. A sinuosidade da marca atrai.
- Versão antiga de uma gigante asiática que mudou sua marca recentemente, para melhor.
- Francesa do segmento esportivo, o conjunto completo da marca é um horror.
- Ego, inveja e desejo, como marca, acho mal resolvida.
- Inglesa, nasceu antes do tênis e, pelo jeito, também antes do design.
- Acho que o símbolo merece alguns ajustes, peca pelo excesso de detalhes.
- O posicionamento dessa marca sempre foi meio confuso, eu não gosto.
- Gosto mais da homônima alemã.
- Do segmento alimentício, passou por uma reformulação que melhorou uma marca que não era ruim.
- Sentimentalista. Competir com a simpatia de um panda é tarefa árdua, convenhamos.
- Passa o recado. Quem é fã de cinema americano, mata fácil.
- Como marca, é feia, mas se gera desejo, quem vai contra?
- Olhou, matou. Gosto da simplicidade.
- Italiana, seus produtos nunca passam despercebidos, nunca.
- Esse dragão com seis patas é inconfundível, eu gosto.
- Francesa, e não é a Renault, usa um leão, e não é o Gilberto Barros.
- Se fosse um empresa brasileira, não teria esse nome nunca.
- Referência no setor bélico nacional, a marca merecia um cuidado maior.
- Resultado de uma mudança recente, o resultado não foi dos melhores não.
Artigo originalmente publicado em:
Revista Recall 93/2007 – coluna ?Marcas Animais?
Acessem o bla-marcelotomaz e me enviem as respostas, ou as perguntas, ou sei lá, só acessem.
Bla-marcelotomaz nasceu em 2005, como um blog de opinião, criado para falar facilmente sobre temas nem sempre tão fáceis, como branding, design, propaganda, marcas e afins. Quem quiser saber mais sobre o assunto, basta acessar bla-marcelotomaz.com.br