Um ícone reprojetado, é assim que vejo o novo UNO. E como o primeiro de 1980 este trouxe novidades e benefícios para o consumidor de 2010. Aguardo um espaço na minha agenda para fazer um test drive!
O projeto foi uma resposta aos carros orientais que chegavam no mercado europeu, mas o carro caiu muito bem no Brasil, onde é um sucesso de vendas comparável aos feitos do VW Fusca e VW Gol. O conceito do veículo original foi desenvolvido por 2 times de design; um dentro da própria FIAT (Centro Stile FIAT) e outro terceirizado com o famoso Giorgio Giugiaro (Italdesign) que desenhou inúmeros sucessos de venda e público, aliás a terceirização é muito comum na Europa e América, algo que ainda lutamos no Brasil para que se torne uma prática.
Uno 1980, o guerreiro. Projeto Italiano dentro da FIAT e com fornecedores de design terceirizados.
Já o novo Uno é outra história, veio prioritariamente para comer mercado da concorrência utilizando uma marca de sucesso, o UNO e aproveitando uma plataforma derivada do Pálio. Se será um sucesso de vendas como o primeiro, apenas o tempo poderá dizer. Mas vejo como vitória ao menos o novo Uno ser desenvolvido no Brasil dentro do Centro de Stilo FIAT, em Betim Minas Gerais.
Uno 2010
Falando francamente, espero muito que a FIAT trabalhasse aos moldes da matriz, onde os projetos são levados aos escritórios de design mais compententes através de um concurso. A FIAT teria a força para iniciar esta prática que já é uma realidade nos mercados maduros, afinal, ela já realizou com a Mueller plásticos um concurso de design de interiores onde inclusive ganhamos na categoria escritório… Quem sabe a FIAT inove na próxima também para os designers?
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