Já de começo eu digo que isso aqui não é mais um texto sobre a Regulamentação. É sobre postura.
Certamente os comentários que venham a surgir, irão ser a finalização do texto.
Começo com uma pergunta : no seu cotidiano, você tem uma postura profissional adequada com seus clientes?
A autopercepção é fundamental para um profissional querer alavancar sua carreira ou sua empresa.
Mesmo sem eu saber em que estágio você está (ou trabalhando, estudando ou trabalhando e estudando) eu digo que você deve saber se atende bem seus clientes internos ou externos. Se cumpre os prazos. Se lida bem com suas dívidas. Se seus parceiros, (aquele povo que você terceriza os trabalhos) estão satisfeitos…
Essas questões são importantes, na minha opinião, e as respostas podem te ajudar. Porque vão servir de guia para as suas decisões. Você tem que saber qual é a sua.
Eu entendo que existem dois tipos de profissionais: os donos e os empregados.
Se você tem a certeza que não gosta da parte burocrática de uma empresa, dê prioridade a estar sempre se atualizando e aprendendo softwares.
Já aviso que só isso não é saudável, pois nenhuma empresa gosta de funcionário que só faça o seu e acabou. Muitas vezes você nem precisa fazer mais, mas tem que saber no mínimo como funciona.
Isso serve para quem gosta de ficar na área de criação ou na parte técnica. Aprender trocentos programas, muitas vezes vai ser o diferencial para uma vaga.
Cito aqui por exemplo o software Catia (hoje já na versão V5) que empresas como a Volvo, correm atrás de quem saiba.
Não se engane, só saber usar a ferramenta não vai ser o suficiente. Como é que você vai saber “desenhar” em 3d se não sabe nem geometria nem materiais de produção?
Quem ser um webdesigner completo? Sabe tudo que envolve o processo? Clentes? Problemas de configuções dos navegadores? Cor? Fonte? Só um “curso de web” não vai fazer de você alguém que se destaque.
A cada ano a mais de estudo, seu salário aumenta em média 17%. Dados do Brasil.
Mas você não quer saber de chefe. Você quer ter seu escritório/studio/empresa ou ser um freelance que seja. Antes de ir achando que, como você é um ótimo designer, você vai conseguir muitos clientes, saiba que você tem que vender.
Pior, tem que saber vender, estar ciente de prazos e o que vai acarretar os atrasos das entregas… Vai ter que conhecer a parte burocrática. Impostos sobre a sua empresa (sim, você vai ter que abrir empresa, pois corre o risco de não conseguir alguns trabalhos por não fornecer nota fiscal). Nesse último quesito, todo mundo sabe que “dá-se um jeito”, mas até quando? Até quando você vai pagar suas notas ou perder esses clientes? Tem empresa que não trabalha desse modo.
Vejo muito disso: um designer numa agência, por exemplo, achando que não pode “crescer mais” dentro da empresa. Sai e monta seu próprio escritório. Mas o que ele sabia (ou não) para ter um cargo “maior” numa agência? E agora que está fora, ele sabe vender? Eu vejo que o texto da Lígia dá altos exemplos disso.
Quem tem empresa ou é um freela, a indicação é sua grande aliada. Os caras bons sempre têm trabalho, não é mesmo? Mas se quiser ganhar mais, vai ter que se empenhar mais. Ou sozinho ou arranjando alguém para criar no seu lugar ou vender no seu lugar. Quem faz o que sempre fez, só consegue o que sempre conseguiu.
Independente se um projeto de design atenda uma necessidade social, um dono de padaria ou um grupo multinacional, essa peça tem um custo. É muito difícil não associar design a venda. Eu encaro como investimento. Sempre deve ser pensado no valor. No mínimo criação e produção. Mesmo que seja para amigos.
Há ainda mais uma possibilidade: você não fazer idéia do que quer.
Então : converse!!!!! E muito mesmo. Antes de tudo aumente sua grade de conhecidos. Pergunte, mande e-mail, visite o pessoal que tem uma empresa. Veja com as empresas o que elas estão procurando. O pessoal que se interessa pela parte técnica, veja os softwares mais usados e veja se o seu curso vai te suprir essas necessidades. PESQUISE!
Antes de tudo se prepare. É o melhor jeito de você ser um bom profissional.
Nosso meio anda lento em termos de uma coerência postural dos designers e do mercado (habituado com a bagunça). Preparando-se mais você estará minimizando problemas para você e todo o resto.