Nos dias 16 e 17 de Junho, estive presente na discussão sobre o futuro do Design Thinking no evento Re-thinking Design do Design Management Institute, que aconteceu em San Francisco na California.
Esse evento acontece uma vez por ano e reúne as principais consultorias globais de inovação com empresas que estão implementando na prática o Design Thinking em seus processos e produtos.
Esse ano a discussão girou em torno dos movimentos internos que muitas empresas tem feito em direção a tangibilizar o Design Thinking como uma abordagem que efetivamente traz diferenciação e lucro para o negócio.
Algumas discussões interessantes também abordaram a questão da sustentabilidade como prática e premissa para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Valerie Casey, fundadora da Designers Accord deixou claro que será necessário muito mais do que projetar para baixo consumo de recursos, será necessário projetar para renovação de recursos e isso significa redesenhar completamente alguns sistemas que precisarão de uma nova engrenagem e não apenas roupagens sustentáveis.
Outra discussão interessante abordou o progresso do Design na Coreia do Sul. O Chief Design Officer do governo de Seoul, sim esse cargo existe por lá, apresentou como um comitê criado para permear o Design Thinking em todas as práticas e projetos do governo tem se saído em meio a burocracia dos orgãos públicos sul-coreanos.
Ainda, David Butler, VP Global de Design da Coca-Cola, afirmou que Designers devem procurar alinhar suas motivações com os objetivos da corporação, em resposta a um participante que evidenciou a dificuldade de se motivar designers com base apenas em planos estratégicos tradicionais.
Katie Taylor, Ceo da rede Four Seasons Hotels contou como eles tem aos poucos implementado conceitos de Design de Serviços, seja em estudos de comportamento de hóspedes ou no re-desenho de processos para torná-los mais desejáveis, viáveis e rentáveis.
Aproveitei ainda para dar uma “esticadinha” até a IDEO de Palo Alto. Eu e minha amiga Jocelyn Wyatt gastamos uma tarde co-criando como tornar pró-ativa a colaboração global em torno do HCD toolkit. Só o que posso adiantar é que, para quem gosta de compartilhar idéias, coisas boas estão para surgir em torno do toolkit. Aliás para quem não baixou a versão em português corre lá pois está já disponível. Por mais incrível que pareça (eu não me surpreendo mais, e explico o por quê disso no próximo parágrafo), nós brasileiros saímos na frente e o toolkit está disponível apenas em inglês e português.
No último dia visitei a Astro Studios, eles são os responsáveis pelo projeto do xBox 360 e pelo design da maioria das linhas da Nike, eu sou um fã do “nike brand attitude” e não pude deixar de comparecer no open bar que eles deram. Nice place, nice people!
A live|work foi a única consultoria presente representando o Brasil e nossa equipe encerrou a sua participação com a sensação de que o Brasil está se movendo mais rápido do que muitos outros países no reconhecimento e adoção do design centrado no ser humano. Saímos de lá, mais uma vez, com a certeza de que nós brasileiros temos realmente muito a adicionar na conversa.
Tennyson Pinheiro é diretor da live|work no Brasil, professor e co-fundador do curso de Design Thinking da ESPM.
http://www.liveworkbrazil.com
@tennydesign