Vocês sabem quem foi Aloísio Magalhães e qual foi sua influência no design brasileiro? Pode ficar calmo que vou falar um pouco da história deste cara.
Um dos designers brasileiro mais importantes de todos os tempos, nasceu em 05 de Novembro de 1927, em Recife, nordestino cabra macho, venceu os principais concursos brasileiros de símbolos, com destaque para o IV Centenário do Rio de Janeiro, seu primeiro trabalho expressivo. Continuou desenvolvendo projetos de grande repercussão nacional e internacional, como a identidade do Banco Nacional, Light S.A., Banespa, a Petrobrás (alterada a alguns anos) e o desenho das notas do cruzeiro novo.
Não satisfeito com tudo isso, fundou na década de 60 em Recife, o “Gráfico Amador”, uma mistura de atelier gráfico e editora, participou da criação da Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI, que diga-se de passagem foi a primeira escola de design da América Latina e assumiu a secretária de cultura do MEC em 1980.
Aloísio Magalhães sempre defendeu conceitos como a “Brasilidade” do design e a recuperação da memória artística e cultural brasileira.
Aloísio faleceu em Pádua, na Itália em 1982, após um derrame cerebral quando tomava posse como presidente da Reunião de Ministros da Cultura dos Países Latinos. Em homenagem à data de seu nascimento, o dia 5 de novembro foi convencionado como o Dia Nacional do Designer.