Enquanto São Paulo se trava com uma média de 1,2 habitantes por carro e níveis de poluição dantescos acontece o 25° Salão do Automóvel. Assim, sem link que não merece.
Produzido por Branca Nunes e Thiago Beniccio, Sociedade do Automóvel é um documentário de 2004/2005 sobre as mazelas do uso desenfreado dessa solução de transporte que, bem, está longe de ser uma solução.
11 milhões de pessoas, quase 6 milhões de automóveis; um acidente a cada 3 minutos; uma pessoa morta a cada 6 horas; 8 vítimas fatais da poluição por dia.
No lugar da praça, o shopping center; no lugar da calçada, a avenida; no lugar do parque, o estacionamento; em vez de vozes, motores e buzinas.
Trabalhar para dirigir, dirigir para trabalhar: compre um carro, liberte-se do transporte público ruim. Aquilo que é público é de ninguém, ou daqueles que não podem pagar.
Vidros escuros e fechados evitam o contato humano. Tédio, raiva angústia e solidão na cidade que não pode parar, mas não consegue sair do lugar.
Engraçado que mesmo assim tem universidade que prejudica aluno pra ensinar a projetar carros. Shame on you.
Site do Sociedade do Automóvel (com traduções do vídeo para espanhol e inglês)
Em português no google video.
DEBATE
Para quem é/está em Curitiba a Agenda 21 Cultural debate sobre o documentário dia 03 de Novembro, segunda na Universidade Tuiuti do Paraná.
Participam do debate os professores Mario Alencastro (Engenheiro e Dr. em Meio Ambiente e Desenvolvimento); Francisco Ximenez (Filósofo e Mestre em Educação) e Simone de Castro Ramos (Turismóloga, Economista, Mestre em Administração em Turismo e Hotelaria).
Universidade Tuiuti do Paraná
Câmpus Barigüi (Rua Sydnei Rangel Santos, 238 – Santo Inácio).
Data: 03 de novembro de 2008
Horário: das 19h às 22h
Local: sala 03, subsolo bloco C.