Objetivos
Este curso visa suprir a deficiência que existe entre a teoria e a pratica profissional, apresentando aos participantes as sutilezas para os acertos nas formas de atendimento e relacionamento com o cliente, prospecção de clientes, apresentação de propostas e contratos, metodologias de desenvolvimento e gerenciamento de projetos, detalhamentos e compatibilização de projetos, gerenciamento de controles de custos e cronogramas, gerenciamento de modificações de projeto e obra, gerenciamento de obras, relacionamento com fornecedores e gerenciamento da informação, especificação de materiais e produtos.
Atendendo à demanda manifestada pelos alunos ao longo dos anos de oferecimento deste curso, agregaram-se informações jurídicas, a fim de orientar a negociação e contratação segura, com visão na prática, transmitindo aos participantes noções jurídicas para a celebração e cumprimento dos contratos, responsabilidades, questões trabalhistas e recuperação de crédito em caso de inadimplemento.
Trata-se de um curso participativo, promovendo a troca e discussão de experiências entre palestrante e participantes, além de fornecer cartilhas e modelos para o uso cotidiano.
Público Alvo
A orientação para elaboração de projetos e gerenciamento tem especial interesse para estudantes ou profissionais iniciantes ou já atuantes na área em busca de ampliação de conhecimentos práticos e instrumentais para uma boa prática profissional como autônomos ou em pequenos escritórios.
A orientação jurídica tem interesse abrangente e destina-se a todos os profissionais não advogados e profissionais liberais atuantes na área da construção civil, profissionais que prestam serviços e/ou realizam suas próprias contratações de terceiros colaboradores para a atividade da construção civil ou outras, a saber, construtoras, empresas de engenharia, escritórios de arquitetura, engenheiros, arquitetos, decoradores, designers de interiores, lighting designers paisagistas, projetistas, e outros, interessados em conhecer melhor seus direitos e deveres, além de adquirir informações úteis e práticas que os capacitem a realizar contratações de maneira segura.
Justificativa
A racionalização do mercado de trabalho tem levado a maioria dos profissionais saídos das universidades a trabalharem como autônomos ou prestadores de serviços terceirizados. Mesmo com uma boa bagagem teórica, Arquitetos e Designers podem sentir uma lacuna quanto à prática profissional propriamente dita como cobrar e apresentar uma proposta, como apresentar um projeto, como conquistar e conseguir clientes, como conduzir um projeto e a obra, como se relacionar com clientes e fornecedores, quais os limites e os deveres de cada um, como especificar os materiais e fornecedores. São as sutilezas de algumas atitudes e alguns cuidados que podem fazer a diferença entre os profissionais, mais além de seu talento criativo, e refletir no bom resultado de seu trabalho.
Há no momento uma demanda crescente por profissionais da área de design de interiores, tanto para o setor residencial quanto para o setor comercial e empresarial, para atender a necessidade de bem-estar, funcionalidade e praticidade dos ambientes. A especialização profissional é cada vez maior e mesmo o público em geral tem entendido a necessidade de se contratar profissionais habilitados e capacitados para cuidar dos espaços de interiores.
Programa
Aula 1 – O Cliente Ideal X o Cliente Real
· Formas de atendimento ao cliente personalizado, informal, cibernéticos e outros;
· Formas de apresentação profissional transmitindo o papel do designer de interiores;
· Prospecção de novos clientes como encontrar nichos de mercado e apresentar seu trabalho;
· Relacionamento com o cliente evitando o desgaste emocional e entendendo as expectativas.
Aula 2 – Aplicação prática dos conceitos jurídicos na apresentação das propostas e celebração dos contratos
· Formas de cobrança encontrando o equilíbrio entre a remuneração necessária e a expectativa do cliente;
· Briefing de Projeto entendendo o sonho do cliente;
· Apresentação de propostas e contratos fazendo o cliente entender a importância do seu trabalho, seus diferenciais e ganhos, e pagar por ele.
Aula 3 – Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos Fluxos de Informações
· Levantamento de Campo e Projeto Existente entendendo o espaço e seu potencial;
· Estudo Preliminar, Ante Projeto e Projeto Executivo transformando o sonho em projeto exeqüível;
· Detalhamentos e compatibilização de projetos prevendo conflitos e interfaces de obra;
· Conhecendo materiais, produtos e serviços como especificar e fazer escolhas, amostras e protótipos;
· Modificações de projeto implicações e revisões contratuais.
Aula 4 – Gerenciamento de Obras Planejando para Minimizar Falhas
· Cronogramas físico-financeiros como se manter dentro das metas apresentadas;
· Modificações durante a execução de obra;
· Gerenciamento de obras conflitos e soluções;
· Relacionamento com fornecedores e colaboradores definindo papéis, prazos, expectativas e remunerações;
· Especificação em projeto x Especificação in loco.
· Conclusão dos serviços
· Conclusão de obra e documentação:
- Avaliação do relacionamento com clientes;
- Avaliação dos resultados de projeto;
- Avaliação dos resultados de obra e relacionamento com fornecedores e colaboradores;
- Melhorias e novos procedimentos práticos a serem adotados na metodologia de trabalho o sucesso de continuar aprendendo.
Aula 5 ? Contextualização jurídica e orientações práticas para a contratação segura: precauções contratuais
* Introdução: conceitos iniciais importantes;
* Pessoa natural e pessoa jurídica: representação da pessoa jurídica e precauções na contratação;
* Negócios jurídicos: contratos;
* Contrato verbal x contrato escrito;
* Princípios contratuais: autonomia da vontade, força vinculante, relatividade, boa-fé contratual;
* Tipos contratuais;
* Contrato de empreitada;
* Contrato de prestação de serviços;
* Contrato de prestação de serviços e contrato de trabalho;
* Relação de trabalho e relação de emprego: diferenças e caracterização de cada uma;
* Relações civis e relações trabalhistas;
* Tipos de contrato de trabalho;
* Contrato de trabalho por tempo determinado e indeterminado: possibilidade,vantagens e desvantagens de cada modalidade;
* Requisitos para a configuração do vínculo trabalhista;
* Conseqüências da configuração do vínculo trabalhista;
* Precauções para a contratação de prestadores de serviços terceirizados;
* Responsabilidades perante os prestadores de serviços terceirizados, perante o contratante (dono da obra) e perante terceiros (consumidores ou equiparados);
* Peculiaridades práticas dos contratos da construção civil;
* Contratos de projeto, contratos de execução, contratos de projeto e execução;
* Delimitação do objeto dos contratos e da responsabilidade;
* Cláusulas mínimas essenciais;
* Inadimplemento contratual;
* Descumprimento da obrigação: mora e inadimplemento;
* Conseqüências do inadimplemento: responsabilidade civil;
* Responsabilidade civil x responsabilidade penal;
* Responsabilidade contratual x responsabilidade extracontratual (aquiliana);
* A Responsabilidade contratual;
* Requisitos para a configuração da responsabilidade;
* Responsabilidade objetiva x responsabilidade subjetiva;
* Hipóteses e precauções quanto à responsabilidade objetiva;
* Atividades perigosas;
* Dano ambiental;
* Código de Defesa do Consumidor;
* Hipóteses e precauções quanto à responsabilidade subjetiva;
* Responsabilidade profissional;
* Modalidades de dano;
* O dano patrimonial: dano emergente e lucros cessantes;
* O dano moral;
* Seguro de responsabilidade civil;
* O Inadimplemento contratual e a Recuperação de crédito;
* O contrato como título executivo extrajudicial;
* A execução forçada – Processo de execução: conceito e modalidades;
* Execução específica, execução de obrigação de fazer e perdas e danos.
Palestrantes
Daniela Corcuera
Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, Título da dissertação: “Edifícios de Escritórios: O Conceito de Sustentabilidade nos Sistemas de Vedação Externa”. Defendida em março de 1999, foi a primeira dissertação no Brasil a tratar do assunto da sustentabilidade na arquitetura. Iniciou os estudos de Arquitetura na School of Architecture, University of Tennessee, EUA, 1988/89. Graduou-se em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 1994.
Havendo residido em diversos países e com uma bagagem profissional ampla, atua em São Paulo e São José dos Campos. É consultora e desenvolve projetos para o setor comercial e residencial, com foco em sustentabilidade na construção civil. É professora da Escola Panamericana de Artes, no curso de Design de Interiores. É membro ativo da diretoria da ANAB Brasil ? Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica. É associada a U.S. Green Building Council (USGBC).
Cristina A. de Oliveira Rodrigues Moura
Graduada em Direto pela Universidade de São Paulo com mestrado em Direito Civil na mesma instituição, com o tema “Requisitos para a resolução de contratos por onerosidade excessiva da prestação no novo Código Civil”. Advogada associada de Pinheiro Neto Advogados desde 1999, atuando no contencioso cível, especialista em litígios complexos envolvendo quebra de contratos e responsabilidade civil. Co-Autora do livro, recém lançado, “Ensaios sobre Responsabilidade Civil na Pós-Modernidade” e autora de diversos artigos sobre gestão de contratos na construção civil e responsabilidades de profissionais e empresas na construção civil. Professora convidada do curso de Pós-graduação em Direito Empresarial da Uninove.
Data
25 e 26 de abril de 2008 – 6ª feira e Sábado
Horário
das 8:30h às 19:30h
Carga Horária
20 horas/aula
Local
Hotel Manibu Recife
Avenida Conselheiro Aguiar, 919 – Boa Viagem
Recife/PE
Tel.: (81) 3084-2811