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A partir desta segunda, toda segunda irá ter uma história de alguma marca famosa, tudo até sobre como foi concebido o design do mesmo. Começando hoje com o doce Jack Daniel´s.

Origem: Estados Unidos

Fundação: 1875

Fundador: Jasper Newton Daniel

Sede mundial: Lynchburg, Tennessee

Proprietário da marca: Brown-Forman

Capital aberto: Não

Chairman: Owsley Brown II

CEO & Presidente: Paul C. Varga

Mestre destilador: Jimmy Bedford

Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)

Lucro: US$ 121 milhões (estimado)

Destilarias: 1

Presença global: + 130 países

Presença no Brasil: Sim

Funcionários: 800

Segmento: Bebidas alcoólicas

Principais produtos: Uísques

Ícones: A tradicional garrafa quadrada

Slogan: Not subject to change.

Website: www.jackdaniels.com

A história

Jasper Newton Daniel, que tinha o apelido de “Jack”, nasceu em 1850, sendo o décimo filho de uma família muito numerosa. Ainda adolescente, aprendeu o processo de destilação e elaboração do uísque com Dan Call, um pastor luterano proprietário de uma destilaria. Dan preparava as bebidas com um sistema que, por meio do carvão vegetal da árvore Maple, levava mais dias para adoçar o uísque. O processo era comum no estado do Tennessee, mas os proprietários ficavam insatisfeitos com a demora e os gastos extras. Comprou a destilaria no ano de 1860 com apenas 13 anos de idade. Logo começou, com a ajuda de seu primo Button, a distribuir uísque em carroças até o Alabama, onde vendiam a bebida aos homens que lutavam na guerra entre os estados (The War Between the States). Seis anos depois foi o primeiro a registrar sua destilaria, localizada no condado de Moore na cidade rural de Lynchburg, junto ao governo americano, criando a mais antiga destilaria registrada dos Estados Unidos. O produto era vendido em garrafas com tampa de cortiça. Para destingir seus uísques dos demais, Jack colocou um rótulo em suas garrafas, sendo o primeiro relato de publicidade feito por uma destilaria. Durante os anos 1880, a pequena destilaria se tornou uma das maiores no Tennessee e poderia ter se tornado ainda maior, se não por insistência própria. Ele se recusava a moer mais de 99 cestos de milho por dia para evitar que o governo mantivesse um fiscal de renda na destilaria. E assim, apenas 8 barris de uísque gotejava do alambique por dia. Porém, não demorou muito para ver seu uísque ficar famoso no mundo, ganhando vários prêmios internacionais como por exemplo a medalha de ouro na Feira Mundial de Saint Louis, em 1904, competindo contra outros 20 uísques do mundo inteiro. Jack Daniel morreu em 1911 e deixou para seu sobrinho, Lem Motlow, a destilaria como herança. Devido à lei seca instituída nos Estados Unidos – a lei começou dez anos antes no estado do Tennessee e se estendeu por mais alguns anos depois da lei ser revogada, a destilaria ficou proibida de produzir seu produto. Transferiu as destilarias para as cidades de St. Louis e Birmingham nos primeiros anos da lei seca. Porém, sua intenção de driblar a lei não teve êxito, pois não contava com as águas da nascente de uma caverna perto de Lynchburg, que faziam do produto um uísque único. O jeito foi diversificar os negócios durante o período da proibição, investindo em propriedades e no comércio de mulas.

Retomou as atividades em 1938 e produziu o uísque até 1942, quando a destilaria foi proibida pelo governo americano de produzir seu produto em virtude da Segunda Guerra Mundial. Quando o governo suspendeu a proibição em 1946, impôs uma cláusula em que a produção só poderia ser feita utilizando grãos de milho de qualidade inferior. Lem Motlow, não querendo baixar a qualidade do uísque, se recusou a voltar sua produção até 1947. Com a sua morte nesse mesmo ano, a destilaria passou para as mãos de seus quatro filhos, Reagor, Robert, Daniels e Connor. Os quatros irmãos aumentaram sensivelmente a produção, nunca perdendo a tradicional qualidade do uísque, utilizando o principal slogan feito por Mr. Jack: “Every day we make it, we’ll make it the best we can”. Nos anos 50, a taxação sobre a bebida estava altíssima, eram pagos US$ 10,50 por barril antes mesmo do uísque ser vendido, levando a destilaria a uma situação difícil. Em 1956, os irmãos resolveram vender o negócio para a Brown-Forman Company of Louisville, que manteve a mesma qualidade que fizeram de JACK DANIEL’S tão famoso no mundo.

Jóias raras

Além do tradicional JACK DANIEL’S Old No. 7, a destilaria produz mais 2 tipos de uísques da marca:

GENTLEMAN JACK Rare Tennessee Whiskey. Lançado em 1988, utiliza os mais refinados ingredientes naturais na sua fabricação: milho, centeio, malte de cevada e água isenta de ferro. Diferencia-se por ser filtrado duas vezes em carvão: uma antes e outra após o envelhecimento, garantindo assim sua suavidade.

JACK DANIELS SINGLE BARREL. Uísque obtido através de um único barril, que normalmente fica no topo da pilha no armazém de envelhecimento, por 8 anos. Sua receita é guardada em segredo pela destilaria. O exclusivo uísque foi lançado oficialmente em 1997.

A garrafa

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Os colecionadores sempre perguntam por que o uísque JACK DANIEL’S, fabricado na pequena cidade de Lynchburg (com pouco mais de 400 habitantes), no Tenessee, Estados Unidos, tem a garrafa quadrada. Em 1866, Jack Daniel engarrafou pela primeira vez o seu uísque em jarros de barro com rolhas de cortiça. Para diferenciá-lo, começou a imprimir seu nome nos recipientes. Em 1870, as garrafas de vidro estavam na moda. Jack seguiu a tendência e começou a fabricar suas próprias garrafas, modelo padrão, com linhas arredondadas e com o nome da destilaria em relevo no vidro. Em 1895 um vendedor que trabalhava na companhia de vidro Illinois Alton Glass Company mostrou um desenho novo e exclusivo de garrafa: quadrada com o gargalo afinado. Jack Daniel gostou do novo modelo e decidiu que seu uísque especial deveria ser vendido em uma garrafa diferente. Desde que foi apresentada, a mais de cem anos, a garrafa quadrada de JACK DANIEL’S virou um símbolo da marca.

O rótulo

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Não se sabe ao certo porque no rótulo do uísque JACK DANIEL’S está escrito Old No. 7 Brand. Muitos dizem que o número 7 significa que somente na sétima tentativa de misturas, Jack conseguiu chegar a fórmula de elaboração de seu whisky. Uma lenda conta que ele escreveu o número sete em 7 barris de uísque que acabaram perdidos, com o objetivo de identificá-los quando fossem achados.

A destilaria

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A destilaria mais antiga dos Estados Unidos está situada nas colinas do Tennessee, encravada na pequena Lynchburg. Neste local pitoresco, Mr. Jack Daniel instalou sua destilaria em 1866. A maior atração é a visitação aberta ao público, onde é possível fazer um tour guiado, com duração de 1 hora e 15 minutos aproximadamente, para conhecer a história da marca JACK DANIEL’S através de um completo museu (chamado de Visitor Center, inaugurado em 1999), as principais dependências da destilaria, o processo de fabricação do badalado uísque, além, é claro, de poder comprar lembranças em uma loja fantástica. O horário das visitas é das 9:00 às 16:30. Para quem não pode ir para Lynchburg, a destilaria dispõe de uma visitação virtual bastante realista, inclusive podendo assinar o livro de visitas, que pode ser acessada clicando aqui. Mais de um século depois, cada garrafa de uísque JACK DANIEL’S ainda é fabricada da mesma maneira e no mesmo local.

Os slogans

There’s Nothing Like Jack Daniel’s Old Time Tennessee Whiskey.

Not subject to change.

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A marca no mundo

JACK DANIEL’S é o 2° uísque mais vendido no mundo em faturamento e volume, estando entre as 10 marcas de destilados que mais crescem no mundo com presença em mais de 130 países.

A marca em imagens

Clique nas imagens abaixo mostra um pouco mais sobre a marca JACK DANIEL’S.

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Um pouco mais sobre o Jack?

O processo de fabricação do Jack Daniel’s é bem parecido com o de Bourbon. Porém, a suavização com carvão durante o processo, conhecido como Charcoal Mellow, acaba por diferenciá-lo. Esta é a razão pela qual colocaram o JACK DANIEL’S em uma categoria especial: Tennessee Whisky, diferente de Bourbon, Canadense, Whisky de Centeio entre outros.

JACK DANIEL’S não vendeu sequer uma garrafa de uísque no Condado de Moore, onde se encontra sua destilaria, até 1995. Isto porque, desde 1909, o condado tinha uma lei que não permitia a venda de bebidas alcoólicas, que foi revogada somente em 1995. Para cada garrafa do uísque vendida em Moore, a destilaria precisa pagar US$ 3,50 ao condado.

*** As informações acima foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Update: (Enviado por Paulo Melo)

No brasil quem realiza os serviços de embalagem Jack Daniel´s é a BenchMark   e alguns projetos podem ser vistos em:

http://www.bench.com.br/bnews/bnews_jack_niver.htm

http://www.bench.com.br/bnews/bnews_pdvjack.htm

Além do projeto mostrados no site, eles realizam outros projetos de promocionais á marca.

Publicado por Jonas Rafael Rossatto

Jonas Rafael Rossatto é designer digital e cobre tecnologia desde 2005.

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