Começa nesta quarta, 16 de abril, a feira de design de Milão 2008. Os eventos paralelos já começaram hoje, nas galerias e ateliês da cidade. E a agenda dos paralelos é extensa. Com o grande número de visitantes de fora, o circuito de design e arquitetura se mobiliza para criar eventos.
São sete salões este ano. O número varia, pois alguns salões são bienais e outros anuais. Os sete: o Internacional do Móvel (47a edição); o Internacional de Complementos de Decoração (22a ediçao); Eurocucina (17a edição); FTK – Tecnologia para a Cozinha (3a edição); SaloneUfficio (14a edição); Internacional de Banheiros (2a edição) e o Salão Satélite (11a edição) para projetos de jovens designers e estudantes.
O Salão Satélite é o mais esperado, pelo público, pelos designers, pelos jornalistas e pelos caça-talentos das empresas. É de lá que podem vir as novas idéias e os produtos ou projetos com potencial de industrialização para algum tipo de mercado.
Este ano serão 570 designers, de 22 escolas internacionais de design. Entre as escolas estão as do programa ODCD (Oriental Domestic Culture & Design), que envolve a universidade de Thsinghua, na China, a Musashino University, do Japão, e a Kookmin Uinversity, da Coréia. Há um processo de seleção a cargo de um comitê com designers, críticos e curadores de várias instituições italianas e européias.
(fonte UOL)
Este ano poderemos acompanhar quase que diariamente posts sobre o que está acontecendc em Milão, pois terei dois grandes amigos participando da temporada, apresentando seus projetos representando o Brasil, e vão me enviar todas as novidades!!!!!