ford-shelby-gt500-super-snake.jpg

Olá galera, começo hoje como “colunista” aqui. Meu nome é Tiago Pastorello, tenho 22 anos, trabalho como programador em Joinville – SC na área de web, PHP, Mysql e essas coisas chatas, mas que fazem os sites e sistemas on-line “funcionarem”…

Bom, andei lendo o blog, adorei todo o conteúdo, talvez devesse falar sobre outra coisa, design na web ou algo da minha área. Mas já que existe um post falando de design de carros eu vou me arriscar, pois tenho isso como hobby, tenho um antigo V8 e achei a outra matéria interessante.A Ford acabou de anunciar o novo Mustang, eu andei lendo sobre o assunto, tem uma versão com 700cv´s de fábrica o novo “Super Snake”, mas vamos deixar isso pra lá. O que gostaria de compartilhar é sobre o “novo” design desses super carros. O Mustang é da década de 60, mas até hoje ele reflete o mesmo design, linhas que lembram um carro forte e estúpido e, lógico que debaixo daquele desenho todo só poderá ter um motor potente, e realmente tem.

Já notaram como o design automotivo tente a mostrar a potência do motor do carro desenhado em suas linhas? Pensem em uma Ferrari com um desenho oval, assim como a maioria dos novos carros nacionais, não iria combinar com um motor forte e com um carro veloz. Tudo bem isso todo mundo sabe o que me intriga pensar é como chegamos a estes conceitos?

Será que é culpa do design o carro ter um motor forte ou é culpa do motor forte o carro ter um design mais agressivo? E isso é assim a mais de 50 anos, poucos tentaram mudar esse conceito, mas ninguém realmente conseguiu, será que é só mais uma coisa que os americanos conseguiram eternizar, assim como a Coca-Cola, por exemplo, é assim e sempre será?

Na minha opinião os novos conceitos de carros são totalmente feios, todos parecidos, é só comparar um Fiesta, um Corsa, um Celta, um Palio… etc.. Para ver como todos são muito semelhantes com suas formas “ovais”. A indústria do automóvel não lança mais carros que ficam eternizados pelo seu design e quando lança custa muito, muito caro.

Claro este é o preço por ser exclusivo, mas eu acredito que em matéria de Design, a indústrias de automóvel está é andando para trás.