Notice: A função add_theme_support( 'title-tag' ) foi chamada incorretamente. O suporte para o tema title-tag deve ser registrado antes do gancho wp_loaded. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.1.0.) in /home/design/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031

Viva o artesanato acreano!

O artesanato acreano tem sua base na grande biodiversidade das florestas locais – revelada na utilização das matérias-primas naturais, como as sementes, madeiras, fibras, raízes e cocos – e na cultura material e imaterial do povo acreano. A origem do artesanato, no Acre, vem dos povos indígenas, através dos objetos de uso doméstico, festivo e religioso: o jamaxi, o remo, o cesto, o cachimbo e a canoa são alguns desses objetos que marcaram a história do artesanato e fazem parte da cultura do estado.

Ao longo das últimas décadas, o artesanato no Acre passou por diversas fases, desde a desvalorização dos valores culturais locais, da história – marcada por preconceito social em relação à sua origem – passando por tentativas de valorização, com ações de política pública compensatória, até os anos mais recentes, onde houve uma grande valorização da floresta, da história, dos povos indígenas, das raízes, dos heróis do estado e conseqüentemente do artesanato.

Leia a matéria completa de Glaucinei Rodrigues Corrêa no Página 20

Publicado por Armando Fontes

Carioca, morando no oeste catarinense, ex-baixista, ex-míope e ex-cabeludo, que crê que atividade de design ganhará cada vez mais respeito na sociedade, quando a classe como um todo, perceber que o que fazemos está mais próximo da Economia do que da Arte. Que nosso atividade gera lixo, riquezas, transformações sociais e culturais. Gestor de marcas e identidade corporativa pela PUC-MG, Designer de produtos pela UFRJ. Editor do twitter (@design_se) que uniu forças com o Espaço.com/design em 2010. Estudioso de cervejas e homebrewer da Cerveja Vilã Autor da frase: "Minha mãe fez designer."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *