” A COR DE 2008, SEGUNDO A PANTONE”

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De que cor será 2008?… Já escolheram a cor para este ano?
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A cor de 2008 será… o Blue Íris (PANTONE 18-3943).

Segundo a Pantone, esta cor foi escolhida porque combina os aspectos calmantes e estáveis do azul com as qualidades místicas e espirituais da púrpura. Ou seja, supostamente, o Blue Íris satisfaz a necessidade de confiança, num mundo cada vez mais complexo, ao mesmo tempo que adiciona uma pitada de mistério e de excitação 😉


Já agora, só por curiosidade, a cor do ano passado, 2007, era o PANTONE 19-1557 Chili Pepper… que me gradava muito mais… 😉

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  • Então… Já ouvi um boato que essas “cores do ano” são escolhidas de acordo com os recursos naturais que conseguem extrair da Terra para produzir o pigmento. Quando acabam com tudo, hora de escolher outra “cor do ano”. Não sei se é verdade, mas gosto de acreditar em conspiração. Um dia vou inventar uma.

  • Adriana Diniz, seria interessante, se você vinculasse ou falasse de como chegam a essas escolhas.

    abs

  • Existe um comitê mundial, que é comandado pela Pantone, cada ano eles experimentam novas misturas, essas cores novas entram na cartela e podem outras serem retiradas, no Brasil existe a cartela CECAL, que dura 2 anos, todas as tendências nas áreas de moda, automobilísmo, objetos, tintas, etc., se baseam nela, que é uma escolha dentre todas as novas da Pantone….
    Pelo que sei, não há extração da terra, são misturas feitas a partir de outras cores, por isso que as vezes temos a volta de algumas que parecem ser iguais…mais sempre tem uma tonalidade a mais ou a menos.
    Quanto às escolhas é feito uma pesquisa de mercado mesmo, aquelas que as vezes somos convidados a participar, só que com milhares de ouvintes, através das opiniões, vão alterando, cores mais abertas, mais fechadas, mais brilhantes, mais opacas….lembram do Palio laranja e do verde fluorescente….então eram tendências européias e aqui não vingou…pq. pelo nosso país ser quente, essas cores eram agressivas aos olhos…
    Se puderem dêem uma olhada no site http://www.pantone.com é bem legal, e dependendo a área de vcs. vale a pena investir nos livros de pantones deles, é bem legal
    bjs

  • Legal isso como fonte de consulta durante os projetos.
    Porém vale ressaltar que tendências nem de longe são normas que devem ser seguidas à risca.
    Lembro-me de uma cliente que tive tempos atrás ainda na época em que o vermelho era a febre do momento. Pois bem, ela me chega com varias revistas (argh 1) onde os ambientes selecionados era exatamente estes vermelhos ditados pelas tendencias.
    No entanto, esta cliente tem uma profissão bastante estressante, filhos na fase da aborrescência, etc etc etc…. Fiquei imaginando como se daria o comportamental dos mesmos vivendo em um paraíso vermelho.
    Confesso que, pelo que conheci sobre psico comportamental e as influências das cores na psique humana, acabei prevendo o resultado desse projeto: uma panela de pressão.
    Tive um trabalho muito grande para buscar pesquisas, artigos, matérias, livros enfim, embasar corretamente o que propus a ela: alterar as cores e deixar o vermelho apenas para pequenos detalhes.
    Consegui e mantive o vermelhão apenas onde percebi que era uma exigencia: o quarto do casal evocando o romantismo, etc etc etc…
    Mesmo assim, usei-o apenas em uma parede – a da cabeceira da cama. E contrapus com outras cores o resto do ambiente para suavizar o efeito energético e agressivo do vermelho.
    Bom, tendências são tendências. É bonito? Sim realmente são sacadas belíssimas as tais tendências, mas creio que o profissional deve levar em consideração muitas coisas antes de aplica-las em nome da moda ou pra mostrar que é antenado e “moderno”.
    Os clientes entenderão perfeitamente se o profissional for competente e capaz de argumentar.

  • Paulo, nem fala teve um tempo que não podia nem ver mais o “tal terracota”, afff….agora imagina e azul meio roxo….além de cansativa é uma cor fria, que não trás aconchego ao ambiente…

  • Haaahaha
    Trabalho num ambiente totalmente tomado por um tom muito próximo a esse… é terrível, uma parede a minha esquerda, reforçada por um azul um pouco menos “arroxeado” nas mesas e um nas cadeiras…. Terrível!
    huahuahuhahu
    dá muita vontade de dormir… e dormir muito
    além do que, não importa a impolgação com a qual você acorde, a sensação ao chegar na empresa é: “pare de criar e enquadre-se no padrão.”, ou “entre nessa caixa e tome a forma dela.”

    Ou seja… literalmente corta o tesão.

  • No Brasil, somos o Distribuidor Oficial da marca PANTONE®, criada para atender as necessidades de pesquisa de cores e tendências de moda e mercado. Atuamos principalmente na área têxtil, vestuário, design e tecnologia em gerenciamento de cores, atendendo também as áreas gráfica, plásticos e equipamentos de medição e calibração de cores.

    Através de um longo trabalho de marketing e conscientização de todas as etapas industriais que envolvam o controle de cores, introduzimos o uso do PANTONE® em escala industrial na moda, no design, na indústria gráfica e na área de tecnologia de cores. Desenvolvemos palestras, treinamentos, eventos e parcerias com escolas e faculdades da área, além de feiras setoriais importantes, oferecendo assim ao usuário, todo o nosso conhecimento na aplicação dos produtos têxteis, gráficos e plásticos, otimizando assim a sua utilização e implantação em escala industrial ou pessoal.

    Como distribuidor oficial da linha PANTONE® completa, colocamos à sua disposição, seja cliente ou interessado, toda a tecnologia mundial disponível para fazer da sua escolha, comunicação e controle de cores, um processo sem surpresas!

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