A Importância de um Briefing num Projeto


Lembro-me que ouvi o termo “briefing” nas minhas primeiras horas acadêmicas no curso de design gráfico. Procurei um dicionário inglês português para me elucidar o termo. To Brief: resumir. Levando o termo mais para a área de criação, briefing é um conjunto de dados fornecidos para atender as necessidades de quem os forneceu. A idéia me despertou grande interesse, porque até então eu achava meio enigmático o processo de criação.

Não acredito que idéias surjam do nada. Seria desvalorizar muito a experiência, as vivências nas mais variadas áreas da vida, o acúmulo de informações e seus processos. O briefing surgiu para mim, entre suas várias definições, como um organizador, que tem o objetivo de passar as informações do cliente com o menor ruído possível. Desde então o briefing é nos meus projetos peça fundamental, elemento chave.

Muitas vezes convencer as pessoas da importância de um bom briefing não é tarefa fácil. Principalmente porque o mercado está repleto de clientes que querem uma “marquinha” ou um “sitezinho simples”, e esse diminutivo dos termos, quer dizer em outras palavras na linguagem de alguns clientes: “quero pra ontem e barato, coisa simples”. Ou seja, briefing passa a ser encarado como artigo de luxo, supérfluo mesmo.

Mas acredito que seja tarefa de qualquer bom designer mostrar com argumentos a importância que tem as informações passadas pelo cliente. Na prática isso deve-se refletir no projeto, nos resultados esperados e alcançados. Uma máxima é certa, ‘um briefing ruim faz um projeto ruim’.

Na internet podemos encontrar alguns modelos de briefing, mas acredito que a eficiência é alcançada quando adaptamos alguns modelos e por fim criamos o nosso próprio. Há estúdios de design que guardam os seus modelos personalizados a sete chaves, e isso, com certeza tem uma razão de ser: modelos genéricos não suprem necessidades específicas.

O briefing é mutável a depender do projeto, do cliente, do orçamento e de mais algumas variáveis. Eu atualmente trabalho com dois modelos de briefings, um para o desenvolvimento de sites e outro para o desenvolvimento de logotipos. Ambos trilharam o mesmo caminho, foram sofrendo alterações até chegarem num ponto satisfatório.

Depois de concluir a tarefa de fazer um bom briefing é hora de pedir a equipe de criação que o leia e o compreenda. Tenho certeza, a probabilidade de erros e retrabalhos no projeto serão minimizados.

6 respostas para “A Importância de um Briefing num Projeto”

  1. Ótimo este site.

    Mas gostaria de saber pq alguns trechos do código (textos dinâmicos, botões) ainda estão em inglês. Com certeza este site não foi feito por vcs. E aí se vcs pagaram alguém pra fazê-lo, faltou briefing hein…

    Gostaria de saber a melhor forma de briefing com clientes a disrância, ou seja, clientes de outros países por exemplo.

  2. Mandou Bem! Vc falou tudo… mt gente não da importancia ao briefing, infelizmente. Tenho certeza que mesmo para trabs. menores..simples ele continua sendo peça chave, o ponta pé inicial para um projeto bem sucedido. =)

    Bjos e parabéns pela coluna!
    Vou passar sempre por aqui.

  3. Algumas partes ainda estão inglês porque utilizamos o sistema wordpress e ele não traduz toda a estrutura que precisamos, então toda semana fazemo um upgrade no sistema com o que deve ser atualizado como botoões, textos e comentários e aprimoramos cada vez mais 😉

  4. Sem contar que o briefing é um documento importantíssimo na hora de cobrar do cliente. Caso ele pediu alterações que não foram discutidas antes, o briefing ajuda o designer a ser pago pelo que merece.
    Um lembrete importante é de fazer o cliente mesmo ler o briefing, ele entender o briefing e ainda por cima assinar para que conste como documento oficial.

    Artigo show de bola!
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *