A moda e o (Punk) Rock

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

V-westwood
Nesta segunda feira foi comemorado o dia do Rock, fonte de inspiração inesgotável para a moda.

Escolhi então um dos ícones da moda, a estilista inglesa Vivienne Westwood, responsável pela moda punk e new wave.

Na década de 70 Vivienne e Malcolm Mclaren, marido e produtor da banda Sex Pistols,  um dos responsáveis pelo Vogueing (estilo de performance copiando os carões das modelos, imortalizado por Madonna), faziam roupas para a banda e fundaram sua primeira loja, a Let it Rock, com estética 50’s e que mudou de nome várias vezes, o mais famoso foi SEX.

SEX

Para quem quiser saber mais sobre Malcolm Mclaren, e as Houses do Vogueing recomendo o documentário Paris is Burning de Jennie Livingston , gravado no final dos anos 80/ começo dos 90.

A loja vendia estilo fetiche e bondage, além das roupas de couro mais rasgadas, assim como as camisetas “rebeldes” sem gola e com grafias provocativas e estampas como seios à mostra, caubóis semi-nús, o estuprador de cambrigde (famosa camiseta), textos pornográficos de Alexander Trocchi e símbolos como o da Anarquia e de Karl Marx pintados no estilo “do it yourself”. Ícones do rock como Sid Vicious trabalharam na loja.

cambrigde

Malcolm McLaren
Cambridge Rapist
T-shirt
1975

Imagem7

A loja também tinha muitos sapatos, que iam desde all stars e peep toes até botas de neve e os famosos coturnos militares, que complementavam o look rock roto, que junto com o estilo Glam do Bowie se tornaram a moda Punk dos anos 70.

highheels

Os sapatos provocativos e cano alto se tornaram a marca registrada de Vivienne, e o são até hoje. A Melissa fez uma parceria com Vivienne ano passado com exposição no SPFW

“sapatos devem ter saltos muito altos e plataformas para colocar a beleza da mulher num pedestal”, diz.

Ela também é uma das musas do fotógrafo de moda David Lachapelle, olha essa foto com eles e Amanda Lepore

lepore

O Punk original pode ter perdido a força, mas é sempre revisitado e influencia outros estilos, como o grunge dos anos 90 e o Emo da nossa década.

roisinMurphy

Em setembro de 1980, ápice do Punk rock no mundo, a primeira Loja do estilo (então com o nome de Sedentionaries, em referência aos Sex Pistols) depois de muito copiada, fechou suas portas em Londres, mas seu legado permanece para sempre na história da moda.

viviennedontspeak

Vivienne continua no calendário oficial da moda de Londres, agora com marca própria, cabelos ainda coloridos e seu estilo inconfundível.

vivienne store

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

7 comentários