Algures – O Vírus saindo do cubo

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Do cubo está saindo vírus. E isso, faz sentido para você? Que cubo? Que vírus? Quantos vírus? Agora? Depois? Sempre? Será que você escolhe como será contaminado? E tem chance de defesa?


Você é bombardeado por inputs constantemente e por todas as direções. Seu curso, seus colegas, suas salas, seus softwares, seus professores, seus clientes, seu chefe, suas atividades, a música que você escuta, as exposições que você visita, as cores, as formas. Um organismo indefeso será fagocitado, digerido e expelido. São tantos os vírus ou as bactérias que podem lhe contaminar – alguns talvez que devam.

Por outro lado, você também é vetor. Nas condições adequadas – que condições? -, desincubará e transmitirá aquilo tudo assimilado e apreendido. Todo o produto de uma sucessão de processos será disseminado e expandirá reagindo novamente e infinitamente. Vê a importância disso tudo? Talvez não seja tanta assim afinal.

Das menores às maiores situações a fórmula se repete. Agora, você estudante, aos poucos se forma aos moldes do que é infectado. Percebe? A contaminação manifesta-se de forma individual, reage de forma única com cada organismo. Assim como numa reação química, o processo é conjunto e seu resultado depende da combinação dos reagentes e das condições do ambiente. Aos poucos cria-se um novo elemento, que logo expandirá e disseminará aquilo que se tornou.

O Algures³ entra como vetor de mutação. Neste período novas idéias serão incubadas para maturarem até o momento de condições propícias para disseminação. Com o legado de duas edições passadas, de caráter polêmico – “Polemize!” e “Nada se Cria, Tudo se Copia” – este ano propomos o questionamento da passionalidade em relação aos processos de sua evolução como designer. O designer estudante e o designer profissional; o designer que você é, que você quer ser ou o que pensam que você é. Sua passividade em relação à universidade, ao mercado, à sociedade, ao mundo. Discutamos, reflitamos e pratiquemos, porque o vírus está saíndo cubo.

Seu lugar, designer, está algures. Agora, e sua postura, qual é?

Algures é a semana acadêmica de design da UTFPR, o evento vai rolar durante essa semana, a grade já está disponível.

Estarei por lá quando possível pra fazer aquele fervo, mas na quarta-feira as 21:00 estarei participando com Cláudio Thieli e Ivens Fontoura da mesa redonda:

Postura do designer universitário
O estudante é a partícula fundamental da universidade. O consideramos fator com responsabilidade direta na qualidade de sua formação: é sua postura, suas escolhas e atitudes que combinadas com diversos outros fatores, vão resultar no produto da formação. Esta, está ocorrendo agora, e é a hora de pensar se a forma como está atuando é a que necessita a condição que deseja alcançar. O vírus está saindo do cubo e irá disseminar aquilo que se tornar.

Acho q vai dar um bom quiprocó. Apareçam Lá.

😉

Fernando Galdino é designer de produto formado pela UEM, Eco Design pela UNINDUS e atualmente vende cadeiras Herman Miller pela Nossa Casa e traça um plano de dominação mundial.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

7 comentários