C.H.A – Conhecimento, Habilidade e Atitude

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Todos nós temos características que nos diferem uns dos outros, somos o resultado de influências recebidas ao longo de nossa existência. Somos seres capazes de criar, produzir e assimilar idéias. Temos qualidades, natas e adquiridas, que nos dão o poder de sobressairmos aquém daqueles que não as desenvolveram.

Existem três qualidades que o designer precisa desenvolver:
O Conhecimento, a Habilidade e a Atitute – CHA

Conhecimento: Vem de conhecer, saber, aprimorar, tornar claro aquilo que ainda não se conhece, ou que deseja conhecer mais afundo. O conhecimento é a base de tudo .O conhecimento é adquirido de várias formas, nas ruas, nas faculdades, na internet, nos livros, com a vida e etc . O problema é: quem deseja adquirir o conhecimento? Hoje vivemos em uma sociedade capitalista aonde tudo precisa ser prático. Mas o que será da prática sem o conhecimento?

Habilidade: Praticar o que conhece, saber fazer. Todo conhecimento que temos é aperfeiçoado com a Habilidade.

Imagine: para que foi feita uma flecha? É óbvio que é para acertar o alvo, mais se esta flecha não for usada para acertar o alvo, a existência dela é Vã.

Assim também é o conhecimento, ser não for usado através da habilidade, ele é em vão. A habilidade na vida do designer é essencial, pois ela gera uma disciplina no profissional, de organização para executar aquilo que está proposto. É a consciência em saber utilizar o conceito aliado com as ferramentas.

Atitude: Querer fazer, arriscar, se comprometer. É certo que o conhecimento e a habilidade são fatores muito importantes, mas e a atitude?

Conheço muitas pessoas, que tem muito conhecimento, são habilidosas, mais não tem atitude. As oportunidades vêm e elas perdem a chance de fazer o que precisa ser feito. Temos que tomar atitudes muitas vezes radicais para que possamos chegar ao topo da montanha.

Certa vez um empresário aqui de Goiânia, dono de uma rede de revistaria, recebeu um certo telefonema de uma pessoa, a qual o seu carro tinha acabado a gasolina no meu do caminho, dizendo:

Ai é do posto de gasolina? E ele disse: não, é da revistaria, mais quantos litros de gasolina o senhor precisa? Mais aí é posto ou revistaria? Perguntou.

E o empresário respondeu: é uma revistaria, mais vou entregar a gasolina aonde você está, quantos litros você precisa? Meio desconfiado ele respondeu? 6 litros.

Resultado:
O dono da revistaria chamou o motoboy, e entregou a gasolina para aquele homem, e ele ficou super feliz, e virou o cliente nº1 daquele empresário. Tudo por causa de uma ATITUDE.

Estas três qualidades agregadas, Conhecimento, habilidade e atitude com certeza te farão um profissional bem sucedido!!!

Cleber Muniz, desenvolve projetos de design junto ao SESC-GO
prcolheita@hotmail.com

Kibado do Design-se, onde foi postado pelo grande, famoso, internacionalmente conhecido…

Armando Fontes.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

11 comentários

  • Acredito que as pessoas nascem com habilidades pré progamadas. Por exemplo o Ronaldinho Gaucho... ele é uma pessoas que nasceu com a habilidade de dominar o corpo e nesse caso qualquer esporte que ele tivesse contato primeiro ele o teria prendido e amado como o futebol por sorte ele nasceu aqui no brasil logo o futebol foi o primeiro esporte em que ele teve contato. mais ai vcs me perguntam e onde entra o conhecimento e a atitude?.. Isso vc ve claro quando ele está jogando. Ele usa a sua habilidade o seu conhecimento sobre o futebol com atitude para definir certos lances... O Ronaldinho é apenas um exemplo do texto acima, isso acontece em vários casos em diversas profissões.
  • discordo. não acredito que as pessoas nascem com certas habilidades. penso q cada pessoa possui um comportamento, uma personalidade. é isso q leva cada um a escolher determinada coisa para se fazer na vida. não consigo acreditar muito a idéia de aptidão, do tipo: "se não tem aptidão para ser engenheiro, nem tente!". quer dizer, o infeliz q não nasce com isso nunca poderá ser engenheiro? pra mim existe gostar ou não gostar. se a pessoa gosta da área de engenharia no caso, ela vai se dar bem... ninguém se da bem em nada só pq acha q nasceu com aptidão... Mas seila...respeito opiniões contrárias. abs
  • Então André, não sou conhecedor profundo sobre DNA, só sei o pouco que consigo captar em meio a tanta informação. Se sofre ou não influência do DNA eu realmente não tenho como te dizer com certeza. Só levantei a questão de que muitas pessoas pensam que para exercer uma determinada profissão precisa antes ter nascido com certa aptidão. Sou contrário a isso, penso que tudo o que precisamos para encarar um determinado desafio é a paixão pelo que se deseja alcançar. Por exemplo: eu tenho um professor de história da arte, um dos melhores q já conheci. Até o meio da sua vida, ele sempre achou q não tinha aptidão para aquilo q desejava, estudar e dar aula sobre arte. Até q um dia ele perdeu o medo e tentou encarar a vida como se tudo só dependesse dele mesmo... enfim, ele conseguiu o q queria. Acredito que seja pq ele gostava muito do q sonhava em ser, então as barreiras q encontrou foram todas superadas mais facilmente do q uma pessoa q não gosta de história da arte... ñ sei se fui claro onde quis chegar... mas enfim. abs
  • Concordo plenamente no caso de que se vc tem paixão se vc tem vontade vc faz o que quizer. Mais não tem como vc ignorar a idéa de que as pessoas nascem com certas aptidões. mesmo que vc jogue futebol a sua vida inteira vc nunca vai chegar a ser tão bom quanto o Ronaldinho Gaucho, mesmo que vc desde de criança divesse contato com desenho vc nao seria um picasso da vida por que eles simplesmente nasceram pra isso. é claro que se vc estudar, treinar e querer muito vc vai se tornar um grande artista mais nunca será tão bom quanto um picasso.... a diferença esta em TER APTIDÂO e desenvolver HABILIDADE.
  • discordo novamente. Os exemplos q vc citou são de pessoas q só conseguiram o q conseguiram com muita insistencia, muito estudo, muita dedicação. Concordo, existem pessoas q nascem mais inteligentes do q outras, mas nascer predeterminada a algo especifico como praticar esportes ou outra coisa acho meio complicado. se niverlarmos sempre pelo o que já nascemos com aptidão, no futuro vamos acabar tendo q fazer testes vocacionais com alguns dias de vida... ou melhor, se já nascemos com aptidão, pra q teste vocacional né? basta o médico examinar o nosso DNA e dizer: "humm, esse aqui vai ser um arquiteto, essa outra vai ser manicure... hum, e este vai ser professor (HA!). brincadeiras a parte, ainda acredito q todos nascemos iguais, o q nos molda, e principalmente, o q nos estimula, é o meio onde vivemos. abs
  • Hoje pessoas fazem teste vocacionais... eu nao sei o quão verdadeiros são esses testes eu nunca fiz um rsrs. Mais posso te dizer que acredito que muitas pessoas não conseguem descobrir as suas verdadeiras habilidades por que não vivem em um meio que as proporciona a chance de experimentar outras coisas. Muitas pessoas são o que são muitas vezes por falta de opção. A exemplo do ronaldinho gaucho claro que ele so conseguiu ser o que é com muito esforço. Tem Videos dele pequeno jogando bola e simplesmente ninguem com a mesma idade fazia o que ele fazia. e tem diversos outros como por exemplo o Einsten (acho que é assim que se escreve) bom tem uma historia que diz que ele nao era aceito na escola por ser muito burro (ou pobre) sei la - mais o cara se tornou um dos maiores cientistas do mundo! Fica claro que ele é uma pessoa que tinha a aptidao pra estudar e ainda mais ele descobriu isso e descobriu que dentro dessa aptidao ele tinha facilidade e gostava de estudar ciencia fisica quimica .... e se vc para pra pensar na epoca ele nao podeira ficar escolhendo muito (logo ele descobriu a sua facilidade enquanto crianca) e fez a sua escolha. Eu a exemplo tenho aptidao pra desenha e simplificar formas descobri isso ainda crianca o com o passar do tempo fui vendo que nao era a minha area estudar e aprender sobre numeros ou linguas ou fisica entao eu percebi que eutinha um perfil e tinha que me encaixar no mercado depois de muito tempo achando que eu iria trabalhar como desenhista eu achei o design... e to ate hoje.
  • Acredito que todos nós podemos adquirir, tanto o conhecimento, a habilidade e a atitute. Podemos sim nascer com uma certa aptidão, mais se ela não for desenvolvida, ela jamais dispertará. Primeiro, é nescessário ter o conhecimento de si próprio. Segundo, é nescessário adquirir habilidades para o processo de desenvolvimento desta aptidão. Terceiro, é necessário atitudes para alimentar e sustentar o conhecimento e a habilidade. Cleber Muniz