Da pré história à nossa moda de rua

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A história da moda passou a ser contada por alguns historiadores a partir da Pré história, nessa sequência evolutiva da vestimenta humana, dizem que primeiro nos vestimos de folhas e depois nos cobrirmos com a pele de animais.

A Partir do Renascimento – período que ocorreu de 1.300 a 1650, com o seu apogeu no século XVI – a moda foi estabelecida, sendo assim, cada corte tinha o seu próprio estilo de vestir, e o tempo entre cada modismo para outro demorava eternidades.

A moda evoluiu rapidamente, e há algum tempo ( mais anos do que eu tenho ) usou de alguns meios tecnológicos para ser vista e não demorou muito para ser globalizada de uma forma assustadora. Uma das vertentes é a Moda de Rua, que está em blogs, sites e inúmeros meios de comunicação (jornais, revistas, livros, etc.) – exemplos disso são os blogs The Face Hunter, The Sartorialist e Hell Looks.

Serve de referência para criadores, estudo para futuros criadores ou apenas inspiração para pessoas que gostam de seguir tendências e ou se diferenciar.

A moda das ruas ganhou visibilidade no boom dos blogs, um meio rápido, simples e barato para repassar informações com agilidade e se conectar com o mundo.

Três livros mostram como essa moda é importante, um é o Back in the days (Shabazz, Jamel; Power House Books, 2002), que retrata a moda criada pelos habitantes dos subúrbios de Nova York, no início dos anos 80. Há alguns meses atrás tive a oportunidade de ver em mãos outro livro bacana, Fruits (Aoki, Shoichi; Phaidon Press, 2002), um relato da moda dos adolescentes japoneses nas ruas de Tóquio.

Já aqui no Brasil encontrei o livro Meninas do Brasil (Stockler, Mari; Cosac e Naify, 2002), nele a autora traz imagens de pessoas em ruas, bailes, sambas e shoppings pelo nosso País, ambas as publicações são do ano de 2002.

Percebe-se então que não faz tanto tempo assim que a moda que as pessoas usam nas ruas se tornou tão importante.

Em pesquisa realizada no site google, para a palavra-chave “moda de rua”, consta aproximadamente 2.530.000 sites tratando desse assunto, e para a palavra-chave “street fashion” o equivalente a 16.600.000, muita coisa não? E creio que esses números aumentarão muito ainda.

A verdade é que a rua tem sua própria inspiração, sua própria moda, e as pessoas são o principal instrumento disso. A moda conta a história de um povo, de um tempo. Por ela transmitimos o que pensamos e o que queremos, mas isso já é assunto para um próximo post.

Fotos: Larissa Tanaka – pix photo

Bibliografia:

História da Moda, uma narrativa; Braga, João; Editora Anhembi Morumbi, 2007: http://www.editoraanhembi.com.br/Vitrine/Detalhes.asp?Cod_Produto=14353&Cod_Categoria=6287

Rua Vista: http://www.ruavista.com/moda.htm

The Sartorialist: http://thesartorialist.blogspot.com/

Hell Looks: http://www.hel-looks.com/

Face Hunter: http://www.facehunter.blogspot.com/

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

5 comentários