Design de moda para iniciantes

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Design por design, por que não o de moda? Independente do que estamos acostumados a pensar, a expressão vai muito além do “criar roupas”, mesmo a Wikipédia me dizendo que:

“…

é uma das áreas do design que tem como objetivo o desenvolvimento de vestuários humanos respeitando todas as características culturais, técnicas, mercadológicas, de moda ou tendências.” (Adorei a parte que menciona “vestuários humanos”).

Para os que se perdem em informações, como eu, vou tentar explicar o parâmetro entre o estilista e o designer de moda, já que hoje em dia, essas duas profissões acabaram se fundindo.

 

Um estilista tem prática em desenhos, e desenvolve a coleção para a empresa através de uma linha de tendências e estilos pré-determinados (ponto). Quem se aventura pelo design de moda, necessita abranger mais etapas e ter conhecimento sobre todo o processo da peça, não só a criação, mas a parte têxtil, modelagem, costura, enfim… Algo mais “se precisar eu coloco a mão na massa”, sabem?

 

Quem deseja se aventurar no segmento, escolha logo seu caminho antes que… Algum jornalista de moda escolha por você. “Fulano(a), estilista da …” HÁ!

 

 

 

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

29 comentários

  • Muito bomm o que essa tal de Zéborah escreveu!! =) Pois é... há visões muito distorcidas quanto criar moda... em acharem da simplicidade de apenas ter um bom gosto e desenhar roupinhas... estilista pode ter muitos por ai, e que ainda falam que é dom..rs, mas enfrentar uma faculdade de moda, entrar nas fábricas, entender todo seu processo, cada detalizinhu, tendo um conhecimento abrangente de modelagem, lavanderia, tecelagem, costura, estamparia, bordado, fibras, ai sim um designer de moda, que cria em seu total, sabendo de tudo que engloba sua criação.
  • Muito bom e esclarecedor, pequisar sempre ! para não sair purai falando coisas indevidas, agora já sei qual ramo irei fazer na facul.Eu faço um cursinho de custura aos sabados. A cho que é bom se preparar e ver se realmente gostamos da coisa antes de [meter a cara].
  • Oi meu nome é Gabriella Cristina , tenho 16 anos vou fazer 17 agora em dezembro e presiso de uma ajuda , quero seu estilista , trabalhar com de desing de moda , mais tem um probleminha nao sei custurar ,e nao sei sobre moda como faço para começar a me engrenar que curso devo começar fazendo ? Se puder me ajudar dando conselhos , vou ficar agradecida , Beijos fique com deus !
  • Sou artista plastica, formada pela UFPA e faço alguns desenhos de roupas, gostei do artigo moda para iniciantes, gostaria de me aprofundar nesse assunto design.Quais os livros ou revistas que devo comprar? até mesmo fazer um curso por correspodência? por favor, me indique algum caminho tenho um grande interesse por criar roupas. Resido no interior do Pará, amazonia paraense.
  • Ola. Por mim mesma já havia separado há algum estes dois conceitos_Estilista e Designer de Moda_ Fiz faculdade em Design de Moda. Cá em Portugal quem frequente um curso só até ao 12º ano, que é só até 1 ano antes de entrar na faculdade!, devia ser chamado de estilista, pois nao tem tempo para aprender se quer a composição de um fio ou tecido, nem da produção de uma peça na indústria!! Parabens pelo seu texto!! Foi num blogue no país irmão =) que vi que alguem também concorda com a minha teoria!! =)
  • Boom já sabia que queria se designer de mooda a muiito tempoo... Pois a moda seempre me chama atenção mais todo mundo pensa que é besteira e que e só fazer e montar roupas.. Não é assim .. Moda é alem disso. São lucks que fazeem a diferença.. Minha profissão será essa.. *-*
  • Boom já sabia que queria se designer de mooda a muiito tempoo... Pois a moda seempre me chama atenção mais todo mundo pensa que é besteira e que e só fazer e montar roupas.. Não é assim .. Moda é alem disso. São lucks que fazeem a diferença.. Minha profissão será essa.. *-*
  • primeiro quero agradesçer pelo o site existir porque estava pesquisando na internet informaçoes sobre design de modas porque adoro desenhar e uma das minhas facilidades e vocaçoes e o corpo humano com vestes,mas não tinha um claro entendimento sobre o design,e após uma visita ao blog design como muitos outros depoimentos, tenho serteza do que quero fazer. belo horizonte 25/12/08 gilmar.
  • reforçando o belo conceito de designer de moda da debora é bom lembrar tambem que o designer de moda é alem de conhecedor de tantas funcoes, analitico e pesquisador de enovaçoes, e (cá pra nos) saber os desejos da sociedade dentro de seu tempo. levando nos produtos mudanças e aprimoramentos de praticidade e valorizaçao pro belo e ecologico. pro usavel e o confortavel. enfim. ter visao do hoje do ontem e do amanha.
  • Oi, Deborah! Adorei o seu post (sou apaixonada por moda - um dia ainda vou fazer um pós-graduação nessa área), é muito esclarecedor. Talvez ajude a entender se a gente observar que a palavra estilista vem de estilo. O que eles fazem (e muito bem), é definir o estilo de uma coleção, de acordo com as tendências e orientações do mercado. Já um designer tem um caminhão de coisas a mais para considerar (design é uma palavra de definição para lá de complicada). Pessoalmente, acho que tem trabalho para os dois e ambos fazem coisas muito legais. Valeu!
  • ooi , eu tenho 18 anos , estou comecando a descobrir o que eu realmente quero fazer , e Moda e uma das coisas que me interessa muito , gostei muito de tudo que eu ja li e vi a respeito, acima de tudo Moda e uma mistura de coisas sem muita explicacao , basta ter um pouco mais de palpite agucado eu diria ! Enjoy cheers