Notice: A função add_theme_support( 'title-tag' ) foi chamada incorretamente. O suporte para o tema title-tag deve ser registrado antes do gancho wp_loaded. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.1.0.) in /home/design/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031

Dr. Brand responde X

Nome: Jô Hallack
Pergunta: Caro Dr: No caso de uma exposição com painéis de imagens que contenham reproduções de capas de discos e capas de livros, como fica a questão de direito autoral? Devemos pedir autorização. E caso sim, a quem? à editora ou ao artista gráfico? E no caso de capas que contenham fotos? É preciso pagar direitos? A exposição é de cunho educativo e gratuito. Obrigada

Resposta:
Cara Jô Hallack,

Primeiramente, deve ficar claro que capas de livros e de discos são passíveis de proteção por Direito Autoral.

De acordo com o artigo 46, inciso VIII da nossa Lei de Direitos Autorais, não ofende o direito do autor ?a reprodução, em quaisquer obras, de pequenos trechos de obras preexistentes, de qualquer natureza, ou de obra integral, quando de artes plásticas, sempre que a reprodução em si não seja o objetivo principal da obra nova e que não prejudique a exploração normal da obra reproduzida nem cause um prejuízo injustificado aos legítimos interesses dos autores?.

Essa é uma limitação legal ao direito de autor que acredito seja aplicável ao seu exemplo. Portanto, se você não reproduzir as capas para utilização como capas, sendo a reprodução de pequenos trechos ou sendo caracterizada como ?arte plástica?, basta que não haja prejuízo patrimonial ou moral dos autores originais.

No caso de fotos, o ideal é que você obtenha a autorização das pessoas cujas imagens são reproduzidas, pois que o direito de imagem, regulado pelo nosso Código Civil, prevê tal necessidade, apesar de termos entendimentos diversificados em nossos tribunais.

Você só precisará pagar direitos se assim desejarem as pessoas fotografadas. Não há gestão coletiva (ou alguma espécie de Ecad) para imagens ou artes plásticas.

A natureza da exposição, quanto à gratuidade ou finalidade educativa, não tem relevância para o seu exemplo.

Espero ter contribuído. Um abraço.

Dr. Brand

Interpretou Dr. Brand Arthur Felipe Cândido Lourenço (MC Araújo Consultoria em Propriedade Industrial)
Também tem dúvidas? Pergunte para Dr. Brand, utilizando esse formulário.

Publicado por Armando Fontes

Carioca, morando no oeste catarinense, ex-baixista, ex-míope e ex-cabeludo, que crê que atividade de design ganhará cada vez mais respeito na sociedade, quando a classe como um todo, perceber que o que fazemos está mais próximo da Economia do que da Arte. Que nosso atividade gera lixo, riquezas, transformações sociais e culturais. Gestor de marcas e identidade corporativa pela PUC-MG, Designer de produtos pela UFRJ. Editor do twitter (@design_se) que uniu forças com o Espaço.com/design em 2010. Estudioso de cervejas e homebrewer da Cerveja Vilã Autor da frase: "Minha mãe fez designer."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *