Efeitos: Morphing (Transformação)

Últimamente tenho aprendido a técnica de muitos efeitos, e por essa questão decidi abrir um tema só para isso, para resumir para vocês o que um efeito faz e mostrar algumas aplicações e até mesmo forma de uso. E como essa semana busquei muito sobre esse efeito, vou começar falando do “Morphing”.

Morphing é um efeito especial aplicado a videos e fotos e que transforma imagens gradualmente até chegar a imagem final. Um dos primeiros registros de uso na animação Hunger 1974 (que postamos aqui) e no cinema passou a ser usado após o filme The Golden Child 1986 à partir daí muitos outros utilizaram esse efeito, porém o morphing mais detalhado como conhecemos e vemos hoje só passou a ser usado em 1988 posterior ao filme Willow, com uma qualidade e um trabalho melhor aplicado e bizarro.

Lembra do quadro de transformação do Domingo Legal de 1998?.

Ou no clipe Black or White do Michael Jackson (1991)

E no mesmo ano o Exterminador do Futuro 2, para ter o Hasta la vista baby eternizado, gastou cerca de 5.5 milhões de dollares só com os efeitos de morphing que demoraram 8 meses para ser criado… Tudo isso para apenas 3.5 minutos de cena (youtube).

O algoritmo para a criação do Morphing é complicadamente simples, ele encontra um ponto semelhante entre as imagens e vai distorcendo elas com um leve crossfade. Hoje ela é usada muito mais e o algoritmo evoluiu e é constantemente projetado para ser pefeita a olho nu.  Um ótimo é esse exemplo (abaixo)

Até mesmo vocês se quiserem podem criar um efeito Morphing com suas fotos através do Sqirlz Morph (windows, gratuito) ou Morph Age (mac, trial).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *