Notice: A função add_theme_support( 'title-tag' ) foi chamada incorretamente. O suporte para o tema title-tag deve ser registrado antes do gancho wp_loaded. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.1.0.) in /home/design/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031

Últimamente tenho aprendido a técnica de muitos efeitos, e por essa questão decidi abrir um tema só para isso, para resumir para vocês o que um efeito faz e mostrar algumas aplicações e até mesmo forma de uso. E como essa semana busquei muito sobre esse efeito, vou começar falando do “Morphing”.

Morphing é um efeito especial aplicado a videos e fotos e que transforma imagens gradualmente até chegar a imagem final. Um dos primeiros registros de uso na animação Hunger 1974 (que postamos aqui) e no cinema passou a ser usado após o filme The Golden Child 1986 à partir daí muitos outros utilizaram esse efeito, porém o morphing mais detalhado como conhecemos e vemos hoje só passou a ser usado em 1988 posterior ao filme Willow, com uma qualidade e um trabalho melhor aplicado e bizarro.

Lembra do quadro de transformação do Domingo Legal de 1998?.

Ou no clipe Black or White do Michael Jackson (1991)

E no mesmo ano o Exterminador do Futuro 2, para ter o Hasta la vista baby eternizado, gastou cerca de 5.5 milhões de dollares só com os efeitos de morphing que demoraram 8 meses para ser criado… Tudo isso para apenas 3.5 minutos de cena (youtube).

O algoritmo para a criação do Morphing é complicadamente simples, ele encontra um ponto semelhante entre as imagens e vai distorcendo elas com um leve crossfade. Hoje ela é usada muito mais e o algoritmo evoluiu e é constantemente projetado para ser pefeita a olho nu.  Um ótimo é esse exemplo (abaixo)

Até mesmo vocês se quiserem podem criar um efeito Morphing com suas fotos através do Sqirlz Morph (windows, gratuito) ou Morph Age (mac, trial).

Publicado por Jonas Rafael Rossatto

Jonas Rafael Rossatto é designer digital e cobre tecnologia desde 2005.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *