Exposição “A cultura do cartaz” (RJ)

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Cultura do Cartaz
Atenção, designers gráficos, publicitários, jornalistas culturais, estudantes e galera que curte o tema!

Está acontecendo, até o dia 04/11, a exposição A Cultura do Cartaz: Meio Século de Cartazes Brasileiros de Propaganda Cultural, no Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro. A mostra tem curadoria do designer gráfico Paulo Moretto, e traz um panorama da arte cartazística brasileira da década de 50 até os dias de hoje. Para isso, foram reunidos cerca de 150 cartazes criados para divulgação de filmes, teatro, shows e exposições.

A Cultura do Cartaz… reúne obras de ilustradores, designers e artistas visuais, contando com nomes como Gringo Cardia, Alexandre Wollner, Fernando Pimenta, Ziraldo, entre outros.

O curador chama a atenção para o fato de que o cartaz reflete aspectos da sociedade de sua época, servindo como referência cultural e histórica, mostrando, inclusive, a evolução tecnológica do período. Por exemplo, o público poderá observar que, enquanto na produção brasileira o formato chamado “meia-folha” (64 x 44 cm) é recorrente, na Europa os cartazes costumam alcançar dimensões superiores a 1 metro. Segundo Moretto, o cartaz sempre foi considerado um desafio para os designers gráficos por ter um espaço limitado e, ao mesmo tempo, favorável à experimentação.

Entre as peças que fazem parte da mostra estão os cartazes dos filmes “Ilha das Flores”, “Pra frente Brasil”, da peça teatral “Calabar”, além de uma coleção da prefeitura de São Paulo que, em 1987, reuniu designers para que cada um ilustrasse um artigo da Declaração dos Direitos Humanos.

A montagem da exposição exigiu que fossem pesquisadas mais de sete mil peças gráficas, durante um ano, em arquivos de instituições paulistanas e acervos particulares.

Imperdível para os apreciadores das artes gráficas e para quem quer aumentar sua cultura!

A Cultura do Cartaz: Meio Século de Cartazes Brasileiros de Propaganda Cultural
Centro Cultural dos Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro – Rio de Janeiro.
Telefone: (21) 2253.1580. De terça a domingo, das 12h às 19h
Entrada franca.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

4 comentários