Invenções: RVD até 450Gb armazenados em um pedaço de papel

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Estudante indiano desenvolve sistema de armazenamento em papel

Um estudante indiano da região de Kerala diz ter inventado um sistema de armazenamento ecologicamente correto baseado em papel, que é capaz de compactar de 90 a 450 GB de informação em um único disco.

Sainul Abideen, de 24 anos, disse que o segredo de sua invenção, que ele chamou de “Rainbow Versatile Disc” ou RVD, é usar formas geométricas como círculos, quadrados e triângulos ao invés de zeros e uns, como na compactação tradicional.

Em uma demonstração no laboratório de sua faculdade, Abideen apresentou um pedaço comum de papel de aproximadamente 26 cm² que continha 432 páginas armazenadas, lidas por um scanner. Um correspondente da Arab News presente ao evento disse que viu um vídeo de 45 segundos lido de um pedaço de papel comum.

Para Abideen, as vantagens de seu RVD são evidentes. Ele é barato —custa um décimo do preço de um CD e ofereceria capacidade de armazenamento 131 vezes maior—, e é ecologicamente correto, já que não usa materiais poluentes como os policarbonatos.

O estudante agora trabalha em um leitor RVD que seja compacto o suficiente para ser usado em laptops, além do desenvolvimento de um cartão SIM no padrão RVD que permitiria o usuário a salvar até 5 GB em seu celular.

Abideen é ambicioso, e diz que sua idéia principal é chegar a um banco de dados com quase 123,60 Petabytes de capacidade. No papel, literalmente.

Fonte: Bruno Dulcetti

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

Não há comentários ainda, seja o primeiro a comentar!